Comboios da Fertagus passam a circular a cada 20 minutos, aliviando sobrecarga nos autocarros para Lisboa
A Fertagus reduzirá o intervalo dos comboios entre Setúbal e Lisboa para 20 minutos, beneficiando milhares de passageiros.
A partir de meados de dezembro, os comboios da Fertagus vão passar a circular entre Setúbal e Lisboa a cada 20 minutos, uma melhoria que responde à elevada procura de transporte público na região. Até agora, as composições circulavam com intervalos de meia hora durante as horas de ponta e de hora a hora nos períodos restantes. Esta alteração alivia a pressão sobre as carreiras rodoviárias da Carris Metropolitana, que viram um aumento de passageiros no início deste mês.
A informação é avançada pela Câmara Municipal de Setúbal, que destaca os esforços conjuntos entre a autarquia, o Ministério das Infraestruturas e a Infraestruturas de Portugal (IP). A autarquia explicou que a medida resulta de várias reuniões e insistências junto da empresa Fertagus, pertencente ao Grupo Barraqueiro, que opera esta ligação ferroviária vital entre Setúbal e Lisboa, com paragens nas localidades de Palmela, Venda do Alcaide, Pinhal Novo, Penalva, Coina, Fogueteiro, Foros de Amora, Corroios e Pragal.
A Câmara de Setúbal considera que o novo intervalo de 20 minutos assegurará uma mobilidade ferroviária mais eficiente, beneficiando os munícipes que se deslocam para a capital e para outros concelhos da Península de Setúbal. Atualmente, os comboios partem de Setúbal com um intervalo de meia hora entre as 5h48 e as 8h58, e a cada hora durante o restante dia, retomando a frequência de meia hora entre as 17h58 e as 20h58.
Além desta medida, a Câmara de Setúbal salienta ter aproveitado para reafirmar uma reivindicação adicional: a extensão do serviço da Fertagus até à estação de Praias do Sado. Esta extensão, será uma mais-valia para os alunos e professores do Instituto Politécnico de Setúbal (IPS), que atualmente precisam de trocar de transporte na estação principal e utilizar o serviço da CP — Comboios de Portugal.
Ficando a promessa de manter negociações ativas para alcançar este objetivo.
Se tiver sugestões ou notícias para partilhar com o Diário do Distrito, pode enviá-las para o endereço de email geral@diariodistrito.pt
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito
Só até Coina ou já descobriram Setúbal?
Para mim é muito bom
Acho bem que cada vez mais pessoal adira ao transporte público, para quando de manhã for passar a ponte Salazar o trânsito esteja mais tranquilo
E de preferência que sejam todos de 8 carruagens, porque o primeiro comboio que se efetua às 05h48m vindo de Setúbal é apenas de 4 carruagens e vai super lotado para Lisboa.
Dulce Cabrita Tem razão
Dulce Cabrita, não há material circulante, sendo assim poucos serão os que terão 8 carruagens, a maioria será de 4 têm que se dividir para ter menos tempo de espera. Felizmente para si o primeiro comboio passa a sair às 5h43 e tem 8 carruagens.
Os comboios que param em Coina, deveriam ir até ao Pinhal Novo.
Resolvia-se muita coisa.
E com horarios alargados até a 1 da manha era otimo. A malta que sai a meia noite vese e desejasse ,para apanhar o ultimo dos ultimos comboios as 00.18. Para lisboa….. o barreiro entao e as 23.48……enfim….
“Aliviando a sobrecarga no transporte público” !!! Fertagus não é transporte público????!
Há muito que Setúbal clama por maior frequência e de coina ao Pragal todos clamam pela frequência inicial do serviço, 7 mns
A Fertagus já está a rebentar pelas costuras sobrecarregar ainda com mais gente é uma ideia brilhante. Mais combois e mais autocarros isso é muito à frente. A oferta de comboios é a mesma à 25 anos mas a população da margem sul cresceu exponencialmente….
Margarida Costa *há
Não querem e trabalhar
Francisco Quelhas essa não entendi
Felizmente e já agora obrigada
Só agora