Setúbal
Em Destaque

Comboios da Fertagus passam a circular a cada 20 minutos, aliviando sobrecarga nos autocarros para Lisboa

A Fertagus reduzirá o intervalo dos comboios entre Setúbal e Lisboa para 20 minutos, beneficiando milhares de passageiros.

A partir de meados de dezembro, os comboios da Fertagus vão passar a circular entre Setúbal e Lisboa a cada 20 minutos, uma melhoria que responde à elevada procura de transporte público na região. Até agora, as composições circulavam com intervalos de meia hora durante as horas de ponta e de hora a hora nos períodos restantes. Esta alteração alivia a pressão sobre as carreiras rodoviárias da Carris Metropolitana, que viram um aumento de passageiros no início deste mês.

A informação é avançada pela Câmara Municipal de Setúbal, que destaca os esforços conjuntos entre a autarquia, o Ministério das Infraestruturas e a Infraestruturas de Portugal (IP). A autarquia explicou que a medida resulta de várias reuniões e insistências junto da empresa Fertagus, pertencente ao Grupo Barraqueiro, que opera esta ligação ferroviária vital entre Setúbal e Lisboa, com paragens nas localidades de Palmela, Venda do Alcaide, Pinhal Novo, Penalva, Coina, Fogueteiro, Foros de Amora, Corroios e Pragal.

A Câmara de Setúbal considera que o novo intervalo de 20 minutos assegurará uma mobilidade ferroviária mais eficiente, beneficiando os munícipes que se deslocam para a capital e para outros concelhos da Península de Setúbal. Atualmente, os comboios partem de Setúbal com um intervalo de meia hora entre as 5h48 e as 8h58, e a cada hora durante o restante dia, retomando a frequência de meia hora entre as 17h58 e as 20h58.

Além desta medida, a Câmara de Setúbal salienta ter aproveitado para reafirmar uma reivindicação adicional: a extensão do serviço da Fertagus até à estação de Praias do Sado. Esta extensão, será uma mais-valia para os alunos e professores do Instituto Politécnico de Setúbal (IPS), que atualmente precisam de trocar de transporte na estação principal e utilizar o serviço da CP — Comboios de Portugal.

Ficando a promessa de manter negociações ativas para alcançar este objetivo.


Se tiver sugestões ou notícias para partilhar com o Diário do Distrito, pode enviá-las para o endereço de email geral@diariodistrito.pt


Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito


15 Comentários

  1. Acho bem que cada vez mais pessoal adira ao transporte público, para quando de manhã for passar a ponte Salazar o trânsito esteja mais tranquilo

  2. E de preferência que sejam todos de 8 carruagens, porque o primeiro comboio que se efetua às 05h48m vindo de Setúbal é apenas de 4 carruagens e vai super lotado para Lisboa.

    1. Dulce Cabrita, não há material circulante, sendo assim poucos serão os que terão 8 carruagens, a maioria será de 4 têm que se dividir para ter menos tempo de espera. Felizmente para si o primeiro comboio passa a sair às 5h43 e tem 8 carruagens.

  3. Os comboios que param em Coina, deveriam ir até ao Pinhal Novo.

    Resolvia-se muita coisa.

  4. E com horarios alargados até a 1 da manha era otimo. A malta que sai a meia noite vese e desejasse ,para apanhar o ultimo dos ultimos comboios as 00.18. Para lisboa….. o barreiro entao e as 23.48……enfim….

  5. “Aliviando a sobrecarga no transporte público” !!! Fertagus não é transporte público????!

    Há muito que Setúbal clama por maior frequência e de coina ao Pragal todos clamam pela frequência inicial do serviço, 7 mns

  6. A Fertagus já está a rebentar pelas costuras sobrecarregar ainda com mais gente é uma ideia brilhante. Mais combois e mais autocarros isso é muito à frente. A oferta de comboios é a mesma à 25 anos mas a população da margem sul cresceu exponencialmente….