Um homem de 26 anos de idade foi detido em Grândola por militares do Posto Territorial de Grândola da GNR, esta quinta-feira, 21 de janeiro, por coação sexual perseguição, importunação sexual, devassa da vida privada e gravações de fotografias ilícitas de menor, na localidade de Grândola.
Na sequência de uma denúncia, os militares da Guarda apuraram que a vítima, uma menor de 16 anos, estava a ser perseguida e coagida sexualmente pelo agressor.
A rápida investigação permitiu deter o suspeito em flagrante, quando este marcou um encontro com a jovem, que foi ameaçada com a divulgação de fotos e vídeos com conteúdo de nudez e cariz sexual nas redes sociais caso se recusasse a encontrar com ele.
No decorrer das diligências policiais foi ainda apreendido o telemóvel do suspeito.
O detido foi constituído arguido e ficou sujeito às medidas de coação de termo de identidade e residência e proibição de contactar com a vítima, por todos meios.
A Guarda Nacional Republicana relembra que ao partilhar imagens ou vídeos íntimos de cariz sexual através das redes sociais ou aplicações, estes podem vir a ser utilizados para extorquir dinheiro em troca da sua não divulgação.
Para evitar este tipo de crime a GNR aconselha a que não tenha material íntimo no seu telemóvel, este conteúdo pode ser acedido por terceiros e facilmente divulgado; não partilhe conteúdos privados, principalmente com estranhos; não publique fotos íntimas nas redes sociais, estas podem vir a ser utilizadas por terceiros.
Se for vítima:
– Não tenha vergonha e reporte o seu caso às autoridades;
– Não pague a quantia exigida;
– Não estabeleça mais contactos com esse “amigo virtual” e bloquei o mesmo das suas redes sociais;
– Não apague as conversas e imagens, pois podem servir de prova para identificar os agressores;
– Alerte o administrador da rede social para o informar que essas imagens ou vídeos foram publicados sem o teu consentimento, para que as mesmas sejam eliminadas.
ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito