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CODU recebe 1,5 milhões de chamadas em 2023

Os Centros de Orientação de Doentes Urgentes (CODU) do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) atenderam, em 2023, 4.149 chamadas por dia, o que perfaz cerca de 173 chamadas por hora. No Dia Europeu do 112, o INEM recorda a importância da utilização adequada dos serviços de emergência e apela à colaboração dos contactantes durante as chamadas. 

Em 2023, o CODU recebeu 1.514.529 chamadas, entre as quais as recebidas via 112 para assistência a vítimas de acidente ou doença súbita, os pedidos de triagem por parte dos parceiros no Sistema Integrado de Emergência Médica (SIEM) e as chamadas transferidas diretamente pelo Centro de Contacto do SNS (SNS 24). Em média, o CODU atendeu 4.149 chamadas por dia, cerca de 173 chamadas por hora.

Para cada uma destas situações, os profissionais do CODU prestaram o aconselhamento necessário e enviaram, sempre que necessário, os meios de emergência mais adequados à situação clínica da(s) vítima(s). Desta forma, contabilizaram-se um total de 1.415.455 meios de emergência médica acionados, entre ambulâncias de diferentes tipologias, motociclos de emergência, viaturas médicas de emergência e reanimação e helicópteros.

No que concerne à tipologia das ocorrências, os principais motivos que originaram chamadas para o CODU foram traumas, alteração do estado de consciência, dispneia e dor torácica.

No ano em análise, os CODU transferiram para o SNS 24 87.409 chamadas que não correspondiam a situações emergentes. Por seu turno, o SNS 24 transferiu para o CODU 56.249 chamadas.

No mesmo período, o Centro de Informação Antivenenos (CIAV) do INEM recebeu 27.049 chamadas relacionadas com intoxicações. Já o Centro de Apoio Psicológico e Intervenção em Crise (CAPIC) recebeu 20.648 chamadas relativas a emergências psicológicas.

Recorde-se que as chamadas efetuadas para o Número Europeu de Emergência – 112 são atendidas em primeira linha nos Centros Operacionais 112, geridos pelas Forças de Segurança. O 112 encaminha para os CODU do INEM todas as situações que digam respeito a saúde, competindo à central médica do INEM avaliar todos os pedidos recebidos, visando determinar os recursos necessários e adequados a cada ocorrência.


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