Almada

Clero da Diocese de Setúbal reúne-se com o novo bispo de Setúbal

O Cardeal D. Américo Aguiar não tem parado com a sua agenda, o novo bispo de Setúbal esteve reunido com o clero da sua diocese no passado dia 31 de outubro. O encontro decorreu no Seminário de Almada.

Foi no Seminário de Almada que o IV Bispo de Setúbal, D. Américo Aguiar, esteve reunido com padres e diáconos que fazem parte da diocese de Setúbal e que exercem o seu ministério na diocese que agora administra.

Este era o meu encontro mais desejado”, afirmou o bispo de Setúbal no encontro que realizou com o seu ministério de padres e diáconos que se realizou em Almada, prosseguindo “mas é só um primeiro encontro, pois quero visitar cada um de vós, saber onde vivem e como vivem e ter consciência da vossa vida e das vossas situações. Trago comigo esta preocupação: que casa um de vós não se sinta sozinho nos caminhos e desafios que tem pela frente”.

D. Américo Aguiar também falou sobre os 50 anos da diocese que vão ser comemorados já em 2025, ano que coincidirá com o Ano Santo, convocado pelo Santo Padre, Papa Francisco.

O bispo salientou ainda que não é diferente dos outros que já passaram pela diocese, nem que pretende construir castelos e que não irá fazer nada sozinho, será sempre em equipa e para isso contará com a ajuda de todos os que fazem parte do ministério da diocese de Setúbal.

Outra das grandes preocupações de D. Américo Aguiar é o acompanhamento dos jovens depois da Jornada Mundial da Juventude Lisboa 2023, e está já no horizonte a JMJ em Seul em 2027: “Temos de cuidar da herança da JMJ e escutar os jovens. Todos, dentro e fora dos ambientes eclesiais, para saber o que querem e como podemos concretizar os sonhos de Deus na realidade da nossa diocese. Temos de ter disponibilidade para os jovens, caminhar com eles e ter um espírito criativo para que a Igreja seja um espaço onde se possam dirigir e sentir amados”.

Depois deste primeiro encontro, D. Américo Aguiar já agendou um segundo que será realizado a 12 de dezembro, dia em que celebra mais um aniversário.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *