Distrito de Évora

Cidade do Vinho 2025 promete colocar Serra d’Ossa no mapa do enoturismo nacional

A Serra d’Ossa será o foco do enoturismo em 2025, com a apresentação oficial da Cidade do Vinho, que promete valorizar a identidade e as tradições vitivinícolas da região.

A apresentação oficial da Cidade do Vinho 2025, realizada no Convento de São Paulo,no Redondo, no passado dia 2 de outubro, destacou a Serra d’Ossa como o próximo grande destino do enoturismo em Portugal.

Numa cerimónia que contou com a presença de José Arruda, secretário-geral da Associação de Municípios Portugueses do Vinho (AMPV), e dos presidentes dos cinco municípios envolvidos — Alandroal, Borba, Estremoz, Redondo e Vila Viçosa — foram revelados os principais detalhes do programa que irá decorrer ao longo de 2025.

O Calendário de Atividades, elaborado pelos cinco municípios da Serra d’Ossa, foi o destaque do evento. Este calendário inclui diversas iniciativas que visam potenciar a identidade única da região, promovendo-a como um destino unificado. O foco estará no reconhecimento da Serra d’Ossa como território de excelência na produção de vinho, com especial destaque para o papel central dos agentes do setor vitivinícola, fundamentais para assegurar a qualidade e a diferenciação da região.

Entre os presentes na cerimónia estiveram também António Ceia da Silva, presidente da CCDR Alentejo, e Pedro Beato, vice-presidente da Entidade Regional de Turismo do Alentejo, reforçando a importância estratégica deste projeto para o Alentejo.

Após a apresentação oficial, os convidados puderam participar em provas de vinho no Claustro do Convento de São Paulo, com a participação de diversas adegas dos concelhos envolvidos, proporcionando uma verdadeira experiência enoturística.

A Cidade do Vinho 2025 foi eleita pela AMPV no passado dia 30 de abril, e valoriza a riqueza, diversidade e características comuns dos territórios associados à cultura do vinho. O projeto visa ainda destacar a importância do vinho não só na economia local, mas também na paisagem, gastronomia e património cultural.


Se tiver sugestões ou notícias para partilhar com o Diário do Distrito, pode enviá-las para o endereço de email geral@diariodistrito.pt


Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito