Cidadãos sem informação completa nos centros de saúde podem perder o médico de família
Arranca hoje uma nova atualização da base de dados do Serviço Nacional de Saúde. Os cidadãos com dados em falta (ex. dados biográficos e registo de residência) nos centros de saúde vão ser contactados, brevemente, por email ou SMS.
Os cidadãos que não têm a sua informação completa nos centros de saúde vão começar a ser contactados pela Administração Central do Sistema de Saúde (ACSS), com o objetivo de não perderem o médico de família e a inscrição nos centros de saúde.
O Serviço Nacional de Saúde arrancou hoje com uma atualização da base de dados.
Os dados a ter em conta são as informações biográficas, nome, idade, sexo, país de naturalidade e nacionalidade e a apresentação de documentos de identificação e registo de residência nacional.
Ter os dados é obrigatório para manter a inscrição nos centros de saúde, e não perder o médico de família, caso tenha um atribuído.
Os cidadãos sem informação completa vão começar a ser contactados por SMS ou por email.
Por agora, vão ser notificados um total de 265 mil utentes, visto que 58 mil não têm o número de telemóvel ou correio eletrónico nos registos.
Após o contacto, terão de deslocar-se ao centro de saúde para efetuar os registos dos dados em falta.
Uma fonte da ACSS informou, ao Público, que o contacto com os 58 mil utentes vai ser mais demorado. Uma vez que envolve o contacto com as “juntas de freguesia” e em último caso, “ir bater à porta das pessoas”.
Número de inscritos no SNS volta a aumentar
O número de utentes inscritos em Portugal continental voltou a aumentar.
Em julho, contava-se um total de 10,4 milhões de participantes no Serviço Nacional de Saúde (SNS), mais cem mil do que março do mesmo ano.
O número de utentes sem médico de família voltou também a aumentar. Relativamente ao mês de julho do ano passado, encontram-se mais 44 mil pessoas sem médico de família.
ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito