DestaqueEntrevista
Em Destaque

Cicloturismo de Palmela: Tradição e inovação no Passeio Cicloturismo 

Madail Claro é o grande mentor do maior passeio cicloturista de Palmela que se realiza já no próximo domingo em pleno coração da vila de Palmela e que percorrerá todo o concelho.

Um jovem sonhador com o mundo das duas rodas e que sempre olhou para a bicicleta com um olhar profundo de querer afirmar o Cicloturismo na sua região, a de Palmela.

Madail Claro, de 38 anos, esteve à conversa com o Diário do Distrito para dar a conhecer o que se irá passar já este domingo em Palmela e no concelho, com um dos maiores passeios de Cicloturismo de sempre.

Palmela está prestes a receber o aguardado 34.º Passeio Cicloturismo, um evento que reúne cicloturistas de todas as idades e de diversas partes do país. A Associação Desportiva Palmelense, responsável pela organização, promete uma edição ainda mais especial este ano.

O Cicloturismo é mais do que um desporto, é uma paixão e uma tradição em Palmela. É com grande entusiasmo que me dedico à organização deste evento, que já vai na sua 34.ª edição”. 

Desde a sua criação há sete anos, a Associação Desportiva Palmelense tem sido um pilar na promoção do Cicloturismo na nossa região. O evento deste ano será realizado no dia 28 de julho de 2024, com um percurso de 68 km que atravessa as belas paisagens de Palmela, Quinta do Anjo, Pinhal Novo, Areias Gordas, Lagameças e Poceirão.

O nosso grupo de Cicloturismo conta com 17 atletas, variando dos 16 aos 76 anos. Este evento não é apenas sobre ciclismo, mas também sobre cultura e desporto, e dinamizaremos a nossa comunidade em Aires, onde a maioria dos fundadores da associação reside. A mudança da data do evento para julho visa evitar as chuvas de maio, que podem comprometer o passeio, e esperamos ter mais participantes. O ano passado, quando realizámos o passeio em julho, foi um sucesso”, disse.

A organização deste evento é um desafio logístico que envolve um orçamento entre 3.000 e 4.000 euros. Madail tem o cuidado sempre de mencionar os apoios dados à associação: “Contamos com o apoio da Câmara Municipal de Palmela, que nos fornece os troféus, apoio monetário e logístico, além de várias empresas locais que contribuem com bens e serviços. Durante o percurso, garantimos três pontos de abastecimento para hidratação e alimentação dos ciclistas”.

A participação no evento tem um custo de inscrição de 7,50 euros por atleta, que inclui seguro, abastecimentos e lembranças. As inscrições podem ser feitas por e-mail ou telefone, e até agora temos 150 inscrições confirmadas. Esperamos entre 250 a 300 participantes no dia do evento.

O percurso é desafiador, especialmente na parte final, mas é muito apreciado pelos participantes. A receção aos ciclistas é feita com um pequeno-almoço, e no final do evento.

Oferecemos um churrasco com bifanas e vinho, promovendo o convívio entre todos. A nossa preocupação é sempre o bem-estar e a segurança dos participantes, e tentamos inovar a cada ano para tornar a experiência mais memorável”, avança o responsável pela organização.

Este evento não é apenas sobre ciclismo, mas também sobre a comunidade e o convívio. Há dois anos, fizemos um cabaz de Natal cuja receita reverteu para a associação Cantinho da Milu, e também angariámos tampinhas para ajudar uma criança necessitada. São estas pequenas ações que reforçam o espírito comunitário e solidário da nossa associação”, adianta Madaíl Claro.

Em relação ao futuro, “estou a formar uma lista de trabalho para a direção do Grupo Desportivo e Recreativo Airense, visando dinamizar o terreno e promover mais atividades desportivas e culturais. Temos várias ideias e trabalhamos para concretizá-las, com o apoio de empresas locais e da comunidade”, este é um dos muitos projetos que Madail Claro espera concretizar e ter o apoio das entidades públicas e privadas ao seu lado para poder devolver a coletividade ao povo de Aires, uma das mais importantes coletividades nos anos 90.

Neste projeto, Madaíl Claro avança que “no futuro, quero dinamizar o terreno do GDR Airense e promover mais atividades desportivas e culturais. Estamos a preparar uma direção para realizar essas mudanças e a captar apoios de empresas locais e do IPDJ. O terreno do Airense é grande e queremos construir um bar moderno e um salão para eventos, além de lojas para alugar e espaços para desportos populares como o Padel”.

O 34.º Passeio Cicloturismo de Palmela promete ser um evento memorável, reforçando a tradição do Cicloturismo na região e oferecendo aos participantes uma experiência enriquecedora tanto no desporto quanto no convívio social. Venha participar e descobrir o encanto de pedalar por Palmela!

Sou uma pessoa muito persistente, muito dinâmica e muito amiga dos amigos. Gosto de me envolver em certas aventuras e de as levar até ao fim. A Associação Desportiva Palmelense é algo que eu queria muito criar devido à equipa de Cicloturismo. Fui ao clube e acabei por ser um dos principais fundadores da associação. Tenho 38 anos e estou envolvido no associativismo desde os meus 17 anos”, lembra com um brilho nos olhos.

A Associação Desportiva Palmelense já tem aproximadamente sete anos. Madail Claro lembra como foi o iniciar desta associação: “Inicialmente, éramos um grupo de amigos que fazíamos parte da equipa de Cicloturismo do Palmelense Futebol Clube. Quando a equipa terminou, todos ficámos sem equipa de Cicloturismo. Quando regressei, tentei recomeçar, mas enfrentei várias dificuldades até que decidimos criar a associação, mais direcionada para o Cicloturismo. Temos uma equipa de Cicloturismo com 17 atletas, desde os 16 aos 76 anos. Além do Cicloturismo, queríamos focar-nos na cultura e no desporto”, prosseguindo “como somos de Aires, a maioria dos fundadores da associação também é de Aires. Pensámos em criar uma dinâmica na nossa comunidade, mas a falta de instalações dificulta a organização. No entanto, temos conseguido realizar alguns eventos. Um desses eventos é o 34.º Passeio de Cicloturismo de Palmela, que acontecerá no dia 28 de julho de 2024 e terá um percurso de 68 km”.

A história do começo deste evento turístico, mas, ao mesmo tempo, desportivo foi relembrado pelo presidente da Associação Desportiva Palmelense, Madail Claro explica-nos como foi: “O passeio inicialmente tinha outro nome — Passeio de Cicloturismo Vinha e Flor, realizado em maio, no segundo fim de semana, quando as vinhas floriam. Comecei a organizar o passeio a partir da 17.ª edição e, hoje, estamos na 34.ª edição. O passeio teve duas paragens, uma durante a pandemia de Covid-19 e outra devido à visita do Papa. Este ano, mudámos o nome para Passeio Cicloturismo de Palmela e alterámos a data para julho para evitar as chuvas de maio, o que se revelou um sucesso”.

O passeio de Cicloturismo de Palmela é um clássico no meio do Cicloturismo, muito apreciado pelas equipas que participam. Conta com a participarão entre 250 a 300 participantes, que se deslocam de todo o país, há dois anos, a equipa mais distante veio de Lagoa, Algarve. Apesar das dificuldades, muitas equipas ainda consideram este passeio obrigatório no seu calendário.

A nível de custos, este é um passeio que se situa entre os três mil euros a quatro mil euros: “Conseguimos reduzir os custos com o apoio de várias entidades. O Supercentro de Lagameças que nos fornece o abastecimento líquido e sólido, a Adega Camolas que nos oferece as lembranças para os participantes, e a Câmara Municipal de Palmela apoia-nos com troféus e apoio financeiro. Também contamos com apoio monetário da Junta de Freguesia e outras empresas locais”.

Já todo o trajeto do evento é pensado ao pormenor, este passeio inclui todas as freguesias do concelho de Palmela, não ficando nenhuma para trás, também é um dos objetivos da organização, o dar a conhecer o território onde estão inseridos a todos os participantes.

O percurso de 68 km é um pouco maior que a média dos passeios de Cicloturismo, mas quis incluir localidades como Quinta do Anjo e Pinhal Novo. O percurso é plano, mas a parte final é mais difícil. Garantimos três pontos de abastecimento durante o percurso para manter os ciclistas hidratados, especialmente devido ao calor de julho. A inscrição custa 7,50 euros por atleta e inclui seguro, abastecimentos, pequeno-almoço, lembranças e churrasco no final”, avança Madaíl.

Quando questionado sobre a adesão das participações, o presidente da ADP avança que “até agora, temos 150 inscrições confirmadas, mas esperamos que mais equipas se inscrevam na última semana. Aceitamos inscrições por e-mail ou telefone, e exigimos o nome, número do cartão de cidadão e data de nascimento para fazer o seguro individual de cada participante. Queremos que todos cheguem a Palmela animados e saiam em segurança”.

No campo de boas relações, Madail Claro não espera por mais demoras nesta entrevista e antecipa-se à próxima questão, parece que o nosso entrevistado nos lia os pensamentos: “Temos uma boa relação com o departamento de desporto da Câmara Municipal de Palmela. Eles apoiam o nosso passeio de Cicloturismo e outros eventos que organizamos”. 

Mas não é só de pedais que a ADP trata, esta associação envolve-se em causas nobres, o presidente da ADP explicou ao Diário do Distrito o que fazem durante todo o ano.

Além do Cicloturismo, a nossa associação está envolvida em várias iniciativas comunitárias e solidárias, como a organização de cabazes de Natal e a angariação de tampinhas para ajudar crianças necessitadas”, disse.

De uma certeza Madail tem, é que o 34.º Passeio Cicloturismo de Palmela irá ser ainda melhor do que o anterior, o responsável deixou um convite a todos para poderem experimentar e desfrutar de toda a envolvência como são recebidos pela ADP em Palmela. 

“O nosso objetivo é garantir o bem-estar e a diversão de todos. A cada ano, inovamos com novas ideias para tornar o passeio memorável. Este ano, além das lembranças habituais, oferecemos um saco mochila, uma garrafa de vinho, um bidon, uma caneta, um porta-chaves. E, claro, todos os participantes terão direito a um churrasco no final”, adiantou.

Palmela no próximo domingo espera por todos os fãs das duas rodas e das pedaleiras.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito