Uma frente de chuva, associada à instabilidade atmosférica, desloca-se do centro para o norte do país. As autoridades mantêm-se atentas à evolução da situação, especialmente nas áreas afetadas pelos incêndios.
Durante as últimas horas, o distrito de Santarém registou um volume de precipitação equivalente à metade da média esperada para o mês de setembro. Esta situação é reflexo de uma frente instável que afeta a região centro e que, nas próximas horas, se estenderá para o norte.
A previsão meteorológica indica que a precipitação poderá ocorrer em todo o país, desde o norte ao sul, sendo especialmente preocupante para as zonas que enfrentaram incêndios recentemente. Nessas áreas, o solo está mais vulnerável, aumentando o risco de deslizamentos e inundações localizadas.
Embora a chuva ajude a controlar focos de incêndio, o risco de erosão e saturação do solo é elevado. Os especialistas alertam para a necessidade de vigilância redobrada, especialmente durante a noite e madrugada, quando a intensidade dos aguaceiros tende a aumentar.
Dados apontam que a quantidade de precipitação registada em algumas localidades do distrito de Santarém já atingiu metade do esperado para o mês inteiro de setembro. As autoridades recomendam que a população adote medidas preventivas, evitando deslocações desnecessárias e áreas de risco.
As condições meteorológicas nas próximas horas exigem a máxima atenção, especialmente nas áreas mais sensíveis devido aos recentes incêndios. O impacto da chuva sobre terrenos devastados pode ser significativo, exigindo uma resposta rápida das equipas de emergência.
ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito