DestaquePaís
Em Destaque

Chuva forte e vento extremo: Mau tempo causa 71 ocorrências em Portugal continental

Chuva intensa e ventos fortes marcaram a madrugada de hoje em Portugal continental, com 71 ocorrências registadas pela Proteção Civil, maioritariamente inundações.

A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) registou 71 ocorrências entre as 00h00 e as 07h00 de hoje, resultantes do mau tempo que assolou o território nacional. A maioria dos casos (51) foram inundações, especialmente no Algarve (14), Península de Setúbal (13) e Grande Lisboa (8).

De acordo com Elísio Pereira, da ANEPC, uma das situações mais preocupantes envolveu vento extremo na Estrada Nacional 253, entre Alcácer do Sal e Comporta, onde ocorreram quedas de árvores e linhas elétricas. Apesar do impacto, não houve registo de vítimas nem de danos em habitações, e a circulação rodoviária foi restabelecida.

A ANEPC já havia emitido, na segunda-feira, um alerta à população sobre o agravamento do estado do tempo até hoje, com previsão de chuva forte, trovoada e granizo. O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou vários distritos sob avisos amarelo e laranja, destacando o norte e o centro do país, como Braga, Porto e Coimbra, além de regiões do sul como Faro e Setúbal.

Além disso, a agitação marítima motivou um aviso laranja para os distritos de Lisboa, Setúbal, Beja e Faro até às 09h00, com descida para amarelo durante o resto do dia. O arquipélago da Madeira também permanece sob alerta amarelo até quinta-feira devido ao estado do mar e à chuva.

A ANEPC reforça a necessidade de adotar medidas preventivas para minimizar os riscos, como evitar zonas ribeirinhas, conduzir com precaução e assegurar a limpeza de sistemas de drenagem.


Se tiver sugestões ou notícias para partilhar com o Diário do Distrito, pode enviá-las para o endereço de email geral@diariodistrito.pt


Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito