País
Em Destaque

Chuva e agitação marítima em alerta: 16 regiões sob aviso, mas tranquilidade chega à meia-noite

As chuvas intensas que atingiram Portugal durante o fim de semana terminam, mas o IPMA mantém alertas para ventos fortes, agitação marítima e neve em várias regiões.

As fortes chuvas que marcaram o fim de semana estão a caminho do fim. O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou 16 regiões do continente sob aviso amarelo, enquanto o grupo ocidental dos Açores enfrenta um aviso laranja devido à agitação marítima, com ondas que poderão atingir até oito metros.

Segundo o IPMA, os alertas no continente relativos à precipitação cessarão por volta da meia-noite desta segunda-feira, mas outros fenómenos meteorológicos, como ventos fortes, neve e agitação marítima, mantêm os avisos em várias zonas do país.

A costa continental, de norte a sul, incluindo regiões como Porto, Lisboa, Viana do Castelo e Setúbal, enfrentará ondas que poderão variar entre quatro a cinco metros, originadas por ventos de sudoeste que transitarão para noroeste ao longo da segunda-feira.

Além disso, o litoral de regiões como o Porto poderá registar rajadas de vento até 80 km/h, enquanto os pontos mais altos da Serra da Estrela, como na Guarda e Castelo Branco, continuam sob risco de queda de neve e possível formação de gelo. Já no sul, em Faro, o alerta amarelo mantém-se devido à agitação marítima, com ondas a alcançar os quatro metros.

Enquanto isso, localidades como Viseu, Vila Real e Braga podem ainda sentir chuvas intensas, acompanhadas de trovoadas e possíveis quedas de granizo, antes do final do dia.

Apesar do cenário meteorológico adverso, espera-se uma progressiva melhoria das condições atmosféricas a partir da noite, trazendo alguma tranquilidade aos portugueses.


Se tiver sugestões ou notícias para partilhar com o Diário do Distrito, pode enviá-las para o endereço de email geral@diariodistrito.pt


Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

fertagus

palmela