DestaqueDistrito de SetúbalGastronomia

Choco Frito e Tortas de Azeitão voltam a conquistar ‘Prémios Cinco Estrelas Regiões’

O tradicional choco frito e as doces Tortas de Azeitão voltaram a conquistar os ‘Prémios Cinco Estrelas Regiões’ 2023 no tema «Gastronomia».

Sobre o Choco Frito, vencedor na categoria ‘Cozinha Tradicional Portuguesa’, «o rei da gastronomia setubalense», é referido que «há centenas de espaços a confecionar o molusco típico da região, acompanhado com batata frita e salada.

No passado, as tiras de choco começaram por ser servidas em algumas tabernas frequentadas por pescadores como petisco, sempre com um jarro de vinho.

Um dos ícones gastronómicos da região, o molusco típico do Sado é conhecido por ser frito, mas também se dá a provar assado, com ou sem tinta, em ensopado, ao alhinho, em caldeirada ou em feijoada.»

E se começar o repasto em Setúbal, pode sempre continuar no mesmo concelho e deliciar-se com a sobremesa em Azeitão.

Vencedora na Categoria ‘Doçaria Regional’, as tortas de Azeitão «são pequenos rolos amarelos com cerca de 12 cm de comprimento, com aspeto vidrado. A massa é feita de ovos, açúcar e farinha e o recheio é de doce de ovos.

A história das tortas de Azeitão é a história da Pastelaria Regional ‘O Cego’. Fundada em 1901 pela família de Manuel Rodrigues, de lá saíram não só as famosas tortas, mas também os não menos apreciados ‘Esses’ ou os ‘queijinhos doces’.

Hoje em dia é gerida por José Augusto, que nos últimos 30 anos tem trabalhado tanto em manter a tradição como em criar novas iguarias como os mémés (feitos de massa filo, requeijão de ovelha e doce de ovos.»

Ainda no tema «Gastronomia» a iniciativa ‘Rota do Pitéu’, evento gastronómico que conta com a participação das melhores tascas, tabernas e marisqueiras da cidade de Setúbal, e promovida pela Câmara Municipal de Setúbal, venceu a categoria «Projetos de Promoção Gastronómica».

Também no tema «Gastronomia», na categoria ‘Restaurantes – Cozinha Tradicional’, venceu o estabelecimento ‘Ferro Velho’, com mais de 40 anos de existência, localizado na Amora, concelho do Seixal.

Estes Prémios possuem «um sistema de avaliação que mede o grau de satisfação que os produtos, serviços ou marcas conferem aos seus utilizadores, tendo como critérios de avaliação as cinco principais variáveis que influenciam os consumidores nas suas decisões de compra/consumo» refere a organização.

Os Prémios têm como «objetivo enaltecer o impacto que as empresas revelam na promoção do nosso país a nível económico e social, para além da riqueza patrimonial que caracteriza e valoriza o nosso país numa vertente igualmente turística», tratando-se de um «estudo de mercado massificado junto de uma amostra representativa da população portuguesa de 436.000 indivíduos».


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *