País

ChatGPT vai atender chamadas para o 112

A partir de 2025 em alturas de congestionamento.

A inteligência artificial baseada na tecnologia do ChatGPT vai gerir o atendimento de chamadas para o 112 a partir de 2025 em alturas de congestionamento, revelou esta terça-feira o secretário-geral-adjunto da Administração Interna, António Pombeiro.

“Em princípio, se o piloto correr bem, estamos preparados para, a partir de 2025, começarmos a utilizar” o sistema no atendimento de chamadas, admitiu António Pombeiro, advertindo no entanto que se está a trabalhar com um projecto-piloto e é “uma tecnologia muito recente”, havendo a “necessidade de fazer muitos testes”, admitindo que para já se caminha “muito no desconhecido”.

“Em determinadas situações temos períodos de espera motivados por congestionamento de chamadas, isto quando há incidentes ou eventos que envolvam muita publicidade, muita gente a visualizar o que está a acontecer, toda a gente tem a iniciativa de ligar para o 112”, disse ainda o secretário-geral-adjunto da Administração Interna, segundo o qual “o próprio chamador não vai perceber que está a falar com um sistema, com uma máquina, com um robô”.

Questionado sobre se a ideia é substituir pessoas, o secretário-geral Adjunto da Administração Interna rejeitou, dizendo que passa por “reforçar os meios operacionais”, já que é sempre necessário ter um humano na rectaguarda.


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