Montijo

Cercima inaugura espaço Multisensorial em Canha

A inauguração contou com a presença do presidente da Câmara Municipal do Montijo, Nuno Canta, do presidente da Junta de Freguesia de Canha, Armando Piteira, e da presidente da Cercima, Cristina Dias.

Esta é uma ação de intervenção junto a crianças, jovens e adultos, com necessidades educativas especiais, sendo a responsabilidade de execução da Cercima. Durante a cerimónia de inauguração, a presidente da Cercima destacou o importante apoio da Junta de Freguesia de Canha na recuperação deste novo espaço, que agora se junta ao segundo espaço multissetorial em Pegões Velhos, na Unidade de Saúde Familiar de Santo Isidro.

Cristina Dias também ressaltou que este espaço, “que não pertence apenas à Cercima, mas à comunidade”, faz parte “do projeto Trilhos Criativos, no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR)”. Esta iniciativa é uma das várias ações que estão a ser implementadas neste território, incluindo, por exemplo, programas de formação para profissionais da educação como um exemplo.

Armando Piteira deixou desejos de sucesso à equipa que assume este espaço e referiu que “a junta de freguesia, em parceria com a Cercima, disponibilizou as instalações dos antigos correios e fez as obras necessárias.” O presidente da câmara recordou que “a câmara municipal procurou, através do PRR, encontrar aqui fórmulas e verbas para que pudéssemos fazer determinadas obras e qualificar as respostas sociais às populações de Pegões de Canha” destacando que “esta operação integrada de Pegões e Canha tem particularidades importantes.

Estas respostas pretendem ir ao encontro das pessoas e responder a desafios que temos na comunidade e que ainda não estão resolvidos”. “Este espaço para pessoas com necessidades educativas especiais é um trabalho de grande. É necessário ter também respostas deste nível na parte rural do concelho”, afirmou o autarca. Na reunião de Câmara de 4 de outubro, a vice-presidente da Câmara Municipal do Montijo, Maria Clara Silva, referindo-se ao novo equipamento, disse: “Pretende-se através deste novo espaço criar espaços inovadores, com recursos e equipamentos específicos, de estimulação sensorial, enquanto ferramenta de intervenção e de inclusão de pessoas com necessidades especiais, nas freguesias rurais”.

“As crianças, os jovens e as famílias da freguesia de Canha e da União de Freguesias de Pegões ficam mais capacitadas, pois educar vai para além da transmissão de informação, exige capacidade de relacionar conteúdos e construir interpretações pessoais”, concluiu.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito