Crime
Em Destaque

CEO de criptomoeda detido em Cascais em operação internacional

A Polícia Judiciária, em colaboração com o FBI, deteve um CEO de uma empresa de criptomoedas envolvido num esquema fraudulento de milhões.

A Polícia Judiciária (PJ), numa operação de cooperação internacional com o FBI, deteve em Cascais um CEO estrangeiro, suspeito de liderar uma organização criminosa dedicada à manipulação de mercados de criptomoedas. Esta ação é parte de uma investigação que se estendeu a outros países, resultando em detenções simultâneas nos EUA e no Reino Unido.

Durante a operação, foram apreendidos mais de 25 milhões de dólares em criptomoedas, além de vários bots de negociação usados em transações de branqueamento de capitais. Estes bots desempenharam um papel crucial ao realizar milhões de dólares em transações fraudulentas.

O esquema consistia na criação de empresas com declarações falsas sobre criptomoedas, conhecidas como tokens, que promoviam falsas negociações para aparentar investimentos promissores. Tal estratégia enganosa atraiu uma vasta quantidade de investidores, levando a um aumento artificial dos preços dos tokens. Os envolvidos são também acusados de manipular o mercado através da venda de tokens a preços inflacionados, numa prática comummente conhecida como ‘pump and dump’.

Esta operação demonstra o impacto crescente da criminalidade no mercado das criptomoedas e a importância da cooperação internacional na sua prevenção e combate.


Se tiver sugestões ou notícias para partilhar com o Diário do Distrito, pode enviá-las para o endereço de email geral@diariodistrito.pt


Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito