Sesimbra

Cegadas, palhaços, samba e muita animação no Carnaval de Sesimbra

Música e animação voltam a Sesimbra

Sesimbra volta a encher-se de cor e alegria para mais um Carnaval, onde a tradição local emparelha com sons e movimentos vindos do Brasil.  

O programa já está disponível para consulta no site oficial e o destaque vai para os desfiles das escolas de samba e grupos de axé, no domingo e na terça-feira, dias 2 e 4 de março, que atrai milhares de pessoas à vila.

O cortejo de fantasias de palhaços acontece na segunda-feira, dia 3 de março, e é já considerado o maior do mundo e um dos grandes atrativos do Carnaval de Sesimbra, que mantém a tradição das cegadas, cavalhadas e enterro do bacalhau, bem como para as animadas noites com música ambiente e ao vivo em toda a marginal até às 4 da manhã.

O Carnaval de Sesimbra volta a ter disponíveis este ano bancadas para assistir confortavelmente, e com a melhor vista, a todos os desfiles programados. A bancada é instalada na Avenida 25 de Abril dispõe de 360 lugares sentados.

Os bilhetes já estão à venda no Cineteatro Municipal João Mota, em Sesimbra, no Balcão Único de Serviços da Quinta do Conde e na TicketLine.

As tradicionais Cegadas voltam, nos dias 1 a 8 de Março, com os Grupos de Alfarim e do Zambujal, um costume típico da zona rural que existe há mais de cem anos.

Trajados a rigor, e acompanhados à guitarra e viola, os homens cantam em verso autênticas paródias, onde a palavra de ordem é fazer rir, bem ao estilo das antigas canções de escárnio e maldizer.

A Praça da Califórnia, Avenida 25 de Abril, Rua da Fortaleza e Largo da Marinha, vão receber o agora já tradicional Desfile de Palhaços, na segunda-feira, a partir das 15h00. O que começou como uma brincadeira entre amigos, que decidiram organizar uma concentração de fantasias de palhaço para animar a tarde da segunda-feira, é agora uma tarde que reúne milhares de foliões.

Na Terça-feira de Carnaval, 4 de março, às 15h00, o Largo das Forças Armadas, Alfarim, é palco das típicas Cavalhadas, costume das zonas rurais, que tem acompanhado várias gerações. Nesta tarde, sempre muito animada, os participantes de todas as idades demonstram a sua perícia, a cavalo, de bicicleta ou de mota.

A iniciativa é organizada pela Equidalfarim – Associação de Cavaleiros e Companhia de Alfarim e pelo Grupo Desportivo de Alfarim.

A despedir-se da época de Entrudo, tem lugar na quarta-feira de Cinzas, 5 de março, o Enterro do Bacalhau, às 21h30, com o cortejo que conta a história de um defunto que teve uma vida muito preenchida e animada.

No seu “enterro” vão estar a viúva e as amantes, que são apenas descobertas no dia do funeral do Bacalhau, o padre, o sacristão e os amigos, que, como é habitual, vão “chorar” a rir.


Se tiver sugestões ou notícias para partilhar com o Diário do Distrito, pode enviá-las para o endereço de email geral@diariodistrito.pt


Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito