Carris Metropolitana regista novo recorde de passageiros transportados em outubro
Empresa revela dados sobre passageiros transportados
A Carris Metropolitana anuncia que registou um novo recorde no número de passageiros transportados durante o mês de outubro, o que segundo a empresa assinala «uma tendência de crescimento com o aumento da procura a consolidar-se em todas as quatro áreas da operação rodoviária».
Em outubro, a Carris Metropolitana atingiu dois novos máximos, registando-se um total superior a 17 milhões de passageiros transportados no mês (um aumento de 3.5 milhões de passageiros face a janeiro de 2024, correspondendo a 26% de crescimento) e 688 mil passageiros transportados nas 24 horas de operação do dia 10 de outubro.
Desde 2023, a média de passageiros que utilizam a rede da Carris Metropolitana aos fins de semana aumentou em 25%.
A empresa frisa que «esta maior procura de passageiros ao longo de todos os dias do mês e ano também tem reflexo nos terminais e interfaces de transportes, responsáveis pela integração com os diferentes modos».
Alguns dos principais pontos servidos pela Carris Metropolitana como a Gare do Oriente, o terminal do Campo Grande, o terminal da Pontinha, a Interface de Transportes de Setúbal e a estação do Pragal registaram um crescimento de 37%, 32%, 26%, 51% e 29% respetivamente, desde janeiro de 2024.
Por área de operação os dados são os seguintes:
– Área 1 (Amadora, Cascais, Lisboa, Oeiras e Sintra): aumento de 25% (+ 1.165 milhões de passageiros) desde janeiro, totalizando em outubro 5.750 milhões passageiros e um novo pico máximo de 232.5 mil passageiros num dia útil.
– Área 2 (Loures, Odivelas, Mafra e Vila Franca de Xira): aumento de 25% (+ 1.133 milhões de passageiros) desde janeiro, totalizando em outubro 5.750 milhões de passageiros e um novo pico máximo de 233.679 mil passageiros num dia útil.
– Área 3 (Almada, Seixal e Sesimbra): Crescimento de 26% (+ 754.499 mil passageiros) desde janeiro, totalizando em outubro 3.654 milhões de passageiros e um novo pico máximo de 147.299 mil passageiros num dia útil.
– Área 4 (Alcochete, Moita, Montijo, Palmela, Barreiro e Setúbal): Crescimento de 30% (+ 444.921 mil passageiros) desde janeiro, totalizando em outubro 1.905 milhões de passageiros e um novo pico máximo de 78.228 mil passageiros num dia útil.
A Carris Metropolitana tem ainda registado uma procura significativa nos serviços que se estendem para além da área metropolitana de Lisboa, nomeadamente com origem e destino nas Comunidades Intermunicipais do Oeste e do Alentejo Central, tendo sido transportados até outubro de 2024:
– CIM Oeste: Total de 9.364 mil passageiros transportados desde janeiro, com um pico de 1.479 mil em outubro (aumento de 73% face a janeiro).
– CIM Alentejo Central: Total de 15.717 mil passageiros transportados desde janeiro, com um pico de 2.522 mil também em outubro (aumento de 20% face a janeiro).
Se tiver sugestões ou notícias para partilhar com o Diário do Distrito, pode enviá-las para o endereço de email geral@diariodistrito.pt
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito
Quantas horas Ficamos Nas Paragens à Espera? Também Contabilizam? E Quando Os Autocarros Vêm Cheios, Ainda Sem Fazer Metade do Percurso, Porque Não Fazem Desdobramento?🤔
Catarina Silva nem metade muitas vez s 4 paragens depois já estão cheios 😁😁😁
Andre Correia pois 😕
E aumentou a frota? Ou vamos continuar a andar a pé por não conseguir entrar? Exemplo paragem de Alfornelos na Amadora
Será que contabilizaram também os que ficaram em terra porque o autocarro não apareceu?