Cardeal D. Américo Aguiar alerta para perigos do assistencialismo
O Cardeal D. Américo Aguiar, bispo de Setúbal, defendeu hoje em Almada que a caridade deve ser encarada como solidariedade no seu grau máximo, criticando fortemente o assistencialismo que gera dependência.
Durante a cerimónia que encerrou a Semana da Cáritas, no Santuário de Cristo Rei, em Almada, o Cardeal D. Américo Aguiar defendeu que a palavra “caridade” tem sido substituída por “solidariedade” sem razão aparente, classificando essa separação como “um disparate”.
Para o bispo de Setúbal, a verdadeira caridade é “solidariedade levada ao limite máximo, até dar a própria vida”, e os cristãos não devem ter vergonha de afirmar este valor como parte fundamental da sua identidade.
D. Américo Aguiar aproveitou também a ocasião para elogiar o papel decisivo das instituições e voluntários que trabalham diariamente com os mais vulneráveis, mas deixou um aviso importante: é essencial evitar que o apoio prestado se transforme em assistencialismo permanente, criando dependências tanto em quem é ajudado como em quem ajuda.
Segundo o Cardeal, muitas instituições “existem mais para garantir empregos do que propriamente para resolver problemas sociais”, lembrando que estas organizações têm como missão responder a questões concretas e devem, assim, evoluir quando esses problemas estiverem resolvidos.
“As instituições não podem ser eternas. Se foram criadas para resolver determinado problema, depois de resolvido têm que avançar para outros desafios”, frisou D. Américo Aguiar.
Na mesma linha de pensamento, o Cardeal insistiu ser urgente criar autonomia nas pessoas ajudadas, destacando a metáfora popular de que é preciso “dar a cana, ensinar a pescar e garantir peixe no rio”, como o verdadeiro respeito pela dignidade humana.
“Quem tem fome precisa de comida imediatamente, mas não para sempre. O objetivo deve ser que cada pessoa consiga, mais tarde, prover o seu próprio sustento”, esclareceu, sublinhando que a autonomia é a maior forma de respeitar os mais vulneráveis.
A Semana da Cáritas, organizada anualmente pela Cáritas Portuguesa, pretende alertar a sociedade para a importância da ação social e solidariedade junto dos grupos mais fragilizados.
Se tiver sugestões ou notícias para partilhar com o Diário do Distrito, pode enviá-las para o endereço de email geral@diariodistrito.pt
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito







