Desporto

Campeã olímpica Charlotte Dujardin expulsa dos Jogos por mau-trato a cavalo

Charlotte Dujardin, famosa campeã olímpica britânica, foi afastada dos Jogos Olímpicos de Paris após um vídeo polémico revelar maus-tratos a um cavalo.

Charlotte Dujardin, que já conquistou seis medalhas olímpicas, incluindo três de ouro, foi suspensa por seis meses pela Federação Equestre Internacional. A suspensão veio após a divulgação de um vídeo nas redes sociais onde Dujardin é vista chicoteando um cavalo 24 vezes em um minuto.

O vídeo, gravado há quatro anos, mostra Dujardin treinando o cavalo de uma das suas alunas. A jovem, atualmente com 19 anos, decidiu recentemente denunciar o incidente, levando à ação disciplinar. “Na época, a minha cliente achava que aquele comportamento era normal, devido ao status de Dujardin como campeã olímpica. Quem sou eu para duvidar?”, explicou Stephan Wensing, advogado da jovem, ao The Guardian.

Dujardin expressou profundo arrependimento pelo ocorrido. “Estou profundamente envergonhada. Foi um erro de julgamento que não tem desculpa. O que aconteceu não reflete como treino os meus cavalos e alunos. Lamento sinceramente e estou devastada por dececionar a equipa, os fãs e os patrocinadores”, declarou a atleta.

Com a expulsão de Dujardin, a Grã-Bretanha precisará encontrar um substituto para os Jogos Olímpicos de Paris. Este episódio levanta importantes questões sobre as práticas de treino e a pressão sobre atletas de elite para manterem alto desempenho.


Se tiver sugestões ou notícias para partilhar com o Diário do Distrito, pode enviá-las para o endereço de email geral@diariodistrito.pt


Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

fertagus

palmela