Campanha ‘Dê Troco a Quem Precisa’ em várias farmácias do distrito de Setúbal
Campanha vai decorrer até 20 de dezembro
A iniciativa solidária que pretende apoiar os mais vulneráveis no acesso ao medicamento está de volta, e entre 9 a 20 de dezembro, qualquer cidadão vai poder doar o troco em mais de 500 farmácias de todo o país para ajudar quem precisa.
A 12.ª Campanha solidária ‘Dê Troco a Quem Precisa’ arranca hoje e decorre até 20 de dezembro, em farmácias aderentes em todo o país, e todos os cidadãos são convidados a doar o troco das suas compras numa farmácia aderente a esta Campanha ao Programa abem: Rede Solidária do Medicamento, da Associação Dignitude.
A totalidade dos donativos angariados irão ajudar famílias em situação de pobreza a acederem aos medicamentos de que precisam.
Segundo o Índice de Saúde Sustentável desenvolvido pela Nova IMS, 1 em cada 10 portugueses não consegue comprar os medicamentos de que precisa porque não tem dinheiro para os pagar.
Para apoiar esta causa basta deslocar-se a uma farmácia aderente ou poderá fazer o donativo por MB WAY (932 440 068) ou transferência bancária (PT50 0036 0000 9910 5914 8992 7).
No distrito de Setúbal existe uma rede de 95 farmácias abem, à qual mais de 2.257 beneficiários podem aceder, sem custos, aos medicamentos prescritos.
Desde o início do Programa abem: em 2016, já foram dispensadas 137.916 embalagens de medicamentos apenas neste distrito no âmbito desta iniciativa.
Atualmente, a Rede abem: conta com 15 entidades referenciadoras no distrito de Setúbal: Apoio Fraterno; Centro Paroquial de Bem Estar Social de Arrentela; Centro Social e Paroquial de Santo André; Centro Social e Paroquial de São Lourenço e Alhos Vedros; Centro Social Paroquial de Corroios; Centro Social Paroquial São Sebastião; Fundação Caixa Agrícola Costa Azul – Cáritas Diocesana de Setúbal; Fundação Caixa Agrícola Costa Azul – Santa Casa Misericórdia de Grândola; Fundação Caixa Agrícola Costa Azul – Santa Casa Misericórdia de Santiago do Cacém; Fundação Caixa Agrícola Costa Azul – Santa Casa Misericórdia de Sesimbra; Fundação Caixa Agrícola Costa Azul – Santa Casa Misericórdia de Sines; Município de Almada; Município de Montijo; Município de Sesimbra e a União das Freguesias de Baixa da Banheira e Vale da Amoreira.
Os beneficiários do Programa abem: são cidadãos que se encontram em situação de comprovada carência socioeconómica, referenciados por Entidades Parceiras Locais, como autarquias, IPSS, Cáritas e Misericórdias que integram uma rede colaborativa presente em todo o país.
O beneficiário tem acesso ao Cartão abem:, bastando apresentá-lo numa farmácia para poder adquirir os medicamentos comparticipados que lhe forem prescritos, sem custos para si.
A Associação Dignitude emite recibos de donativo no âmbito do Estatuto de Benefícios Fiscais. Para tal, os doadores devem enviar comprovativo de transferência, nome e NIF para geral@dignitude.org
Saiba onde pode doar o seu troco:
Se tiver sugestões ou notícias para partilhar com o Diário do Distrito, pode enviá-las para o endereço de email geral@diariodistrito.pt
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito