Barreiro

Câmara Municipal do Barreiro quer modernizar o comércio local até 2025

Projeto para a modernização do comércio local custa à Câmara Municipal do Barreiro, cerca de 1 milhão de euros.

Foi na passada segunda-feira, dia 17 de junho, que o Mercado Municipal 1.º de Maio, no Barreiro, foi palco do evento “Barreiro Digital” que serviu para divulgar os objetivos pretendidos pela Câmara Municipal, sobre os bairros digitais.

Temos tentado fazer um grande esforço para reativar o comércio local, através de investimentos e soluções diferentes, o Barreiro digital vai trazer-nos uma experiência diferente para aquilo que é o comércio” — afirma Frederico Rosa, presidente da Câmara Municipal do Barreiro.

Com a transição digital na mira, o Governo convidou, em Janeiro de 2023, as autarquias locais, associações empresariais e de desenvolvimento local e empresas municipais a manifestarem o seu interesse na criação de Bairros Comerciais Digitais (BCD). A intenção passa pelo desenvolvimento de 50 projetos deste tipo em todo o país, até ao final de 2025, havendo, para o efeito, 52,5 milhões de euros vindos do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

O projeto pretende promover a digitalização da economia local, melhorar a competitividade do comércio e serviços locais e fomentar a inclusão digital e sustentabilidade. “Temos que procurar potenciar, investir e criar novos caminhos. O Barreiro bairro digital é muito esta ideia de que com um investimento que é quase multissetorial, em equipamentos, em novas transformações nos arruamentos e com todas estas dinâmicas podemos ter um impulso para o nosso Barreiro e para o nosso comércio local” — acrescenta o presidente.

Nos bairros digitais vão existir os lockers, onde vão ficar posicionados no Mercado Municipal 1.º de Maio e na Startup. O cliente compra o produto e o estafeta deixa-o no locker para o cliente possa levantar. Os lockers vão ser climatizados para que não se perca a qualidade do produto, como, por exemplo: se o cliente comprar um medicamento que precise de estar a uma certa temperatura, o locker vai estar preparado para manter a temperatura ideal para que o medicamento não se estrague.

A Câmara Municipal pretende modernizar ruas como a Rua Miguel Bombarda para realizar comércio de rua e vários eventos com a possibilidade de fechar a rua ao trânsito. Essa modernização passa pela construção de pilares estratégicos que consistem na reabilitação e melhoramento urbano, no reforço da conectividade e serviços digitais, na criação de centros de informação interativos, na criação e promoção de uma identidade visual comum em plataformas eletrónicas e no desenvolvimento de website, aplicação e plataforma de E-commerce.

O vereador da Câmara Municipal Rui Braga sublinha que “para além de implementar estruturas físicas como Muppis e atribuir nomes a ruas, vamos ter o E-commerce, uma plataforma online onde os nossos parceiros de comércio vão poder estar presentes e onde vai ser possível comprar e vender produtos”. A Câmara Municipal pretende arranjar soluções tecnológicas para os comerciantes ao disponibilizar Mupis pela cidade, website e aplicação, realidade aumentada, lockers, E-commerce Marketplace, plataforma digital de entregas, beacons, paragens inteligentes, lugares de estacionamento vigiados por camaras para facilitar o estacionamento, sensores hídricos, sistemas de alarme e uma plataforma analítica de gestão.

Rui Braga faz apelo aos comerciantes e explica que “sem a adesão dos comerciantes isto não vai ter resultados visíveis”.

Com este projeto esperam-se benefícios como o aumento da visibilidade online e ferramentas digitais para aumentar as vendas, em relação aos comerciantes. Para os consumidores, uma experiência de compra melhorada e maior acesso a serviços digitais e, por fim, a inclusão digital, sustentabilidade e redução de emissões de CO₂, que vai contar como benefício para a comunidade. Com isto, a câmara municipal pretende o aumento das visitas à cidade e aumento das vendas do comércio local e, ainda, prevê que até ao final do primeiro trimestre de 2025, o projeto fique concluído.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito