Açores

Câmara Municipal de Ponta Delgada coordena evacuação do Hospital Divino Espírito Santo

A Câmara Municipal de Ponta Delgada procedeu à operação de evacuação dos pacientes do Hospital do Divino Espírito Santo, em Ponta Delgada, em colaboração com o Serviço Municipal de Proteção Civil.

Em comunicado a Câmara Municipal de Ponta Delgada, avança que em estreita cooperação com o Serviço Municipal de Proteção Civil, liderou a complexa operação de retirada dos pacientes do Hospital do Divino Espírito Santo. Jorge Moniz, coordenador do Serviço Municipal de Proteção Civil, explicou que, inicialmente, planeava-se evacuar apenas áreas próximas do hospital. No entanto, foi necessário estar preparado para uma evacuação mais abrangente. “Colocamos em prontidão 750 camas para alojamento em pavilhões e outras infraestruturas que fazem parte do Plano Municipal de Emergência“, acrescentou.

Durante a evacuação, que envolveu 35 funcionários da Câmara Municipal, dois autocarros foram disponibilizados para transportar pacientes, além de seis veículos pesados para o transporte de equipamento médico e cinco veículos leves para profissionais de saúde e material. O objetivo era garantir uma transição segura e eficiente para outras unidades de saúde, como o Hospital da CUF na Lagoa, o Centro de Saúde da Ribeira Grande e o Centro de Saúde de Vila Franca do Campo.

Jorge Moniz destacou a coordenação entre as autoridades locais e regionais: “O Serviço Municipal de Proteção Civil, enquanto autoridade máxima de Proteção Civil Municipal, em articulação com o Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores, esteve envolvido na operação de evacuação do Hospital”.

Diz o mesmo comunicado que este esforço conjunto demonstra a importância da preparação e coordenação em emergências para garantir a segurança e o bem-estar dos cidadãos.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito