Câmara Municipal de Lisboa lança programa de mentoria para alunos desfavorecidos
A Câmara Municipal de Lisboa (CML) anunciou hoje a implementação do inovador Programa de Mentorias de Lisboa, uma iniciativa que visa combater a desigualdade educativa e promover o sucesso escolar entre alunos de contextos desfavorecidos.
Proposto pelo executivo liderado por Carlos Moedas, o projeto foi aprovado em reunião camarária com o apoio da coligação Novos Tempos e do Partido Comunista Português, mas enfrentou oposição do Partido Socialista, do Bloco de Esquerda, do Livre e dos Cidadãos por Lisboa.
Este programa será aplicado ao longo dos próximos dois anos letivos e contará com a presença de 18 mentores a tempo inteiro, que proporcionarão acompanhamento personalizado a cerca de 2000 alunos do 2.º ciclo do ensino básico, em 14 escolas designadas como Territórios Educativos de Intervenção Prioritária (TEIP). Carlos Moedas, presidente da Câmara Municipal de Lisboa, destacou a importância da medida: “Estamos a investir na educação para garantir que as origens de uma criança não limitem o seu futuro. Este programa inovador assegurará um acompanhamento próximo e personalizado dos alunos mais desfavorecidos”.
O programa será desenvolvido em parceria com a organização “Teach for Portugal”, inspirada no modelo internacional Teach for All. Este modelo reduz as desigualdades educativas e promover a igualdade de oportunidades, colocando jovens profissionais talentosos a ensinar em escolas públicas que enfrentam maiores desafios. O investimento total rondará um milhão de euros, com financiamento proveniente de fundos europeus.
O Programa de Mentorias de Lisboa tem como principais objetivos: promover o sucesso escolar e combater a desigualdade educativa em Lisboa, potenciar a educação de crianças e jovens em risco de exclusão económica e social, especialmente aqueles em situação de abandono escolar precoce, e garantir apoio personalizado aos alunos provenientes de contextos desfavorecidos, promovendo a ligação à escola e a motivação. De acordo com dados fornecidos pela Teach for Portugal, iniciativas semelhantes realizadas no ano letivo 2022/2023 resultaram numa redução de 51% nas notas negativas e 92% dos alunos afirmaram que o programa os ajudou a dar o seu melhor. Além disso, 90% dos professores consideraram os mentores uma mais-valia no processo de aprendizagem.
O Programa de Mentorias de Lisboa representa um passo significativo na luta contra a desigualdade educativa e a promoção de oportunidades iguais para todos os alunos. Com o apoio da CML e da Teach for Portugal, espera-se que esta iniciativa tenha um impacto positivo duradouro na vida de milhares de crianças em Lisboa.
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