Câmara do Montijo reforça apoio às famílias no ano letivo 2024/2025
Câmara Municipal do Montijo aprova apoios financeiros para materiais escolares e atividades curriculares no ano letivo 2024/2025.
No ano letivo de 2024/2025, a Câmara do Montijo concederá subsídios que cobrem materiais escolares e atividades complementares para as famílias mais carenciadas. Entre as medidas aprovadas, destaca-se a atribuição de subsídios para cadernos de atividades, aplicáveis a todos os alunos do 1.º ciclo do ensino básico, que frequentam as escolas públicas do concelho. Este apoio, no entanto, será mais elevado para as famílias em situação de maior vulnerabilidade económica.
Os subsídios aprovados seguem uma distribuição anual que varia conforme o ano de escolaridade e a condição económica dos alunos. Para os alunos integrados nos escalões de apoio A ou B, os valores são os seguintes:
- 33 € para os alunos do 1.º ano;
- 35 € para os alunos do 2.º ano;
- 47 € para os alunos do 3.º ano;
- 50 € para os alunos do 4.º ano.
Além disso, todos os alunos que não estão incluídos nos escalões de apoio, independentemente do ano de escolaridade, terão direito a 25 € anuais.
Para garantir a execução desses apoios, a Câmara do Montijo irá distribuir os seguintes montantes aos agrupamentos de escolas do concelho:
- 30.021 € para o Agrupamento de Escolas de Montijo;
- 21.177,16 € para o Agrupamento de Escolas Poeta Joaquim Serra;
- 3.436,39 € para o Agrupamento de Escolas de Pegões, Canha e Santo Isidro.
As crianças economicamente carenciadas da educação pré-escolar e do 1.º ciclo também terão direito ao financiamento das visitas de estudo, no âmbito das atividades de complemento curricular. Para este fim, foram aprovados os seguintes montantes:
- 6.830 € para o Agrupamento de Escolas de Montijo;
- 3.006,10 € para o Agrupamento de Escolas Poeta Joaquim Serra;
- 1.613 € para o Agrupamento de Escolas de Pegões, Canha e Santo Isidro.
As propostas de apoio, que totalizam 68.083,65 €, foram aprovadas por unanimidade na reunião de câmara realizada no dia 4 de setembro de 2024. Estas medidas visam reduzir a desigualdade no acesso à educação e promover uma maior integração escolar, garantindo que todas as crianças, independentemente da sua condição económica, tenham as mesmas oportunidades de sucesso no novo ano letivo.
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