Câmara de Viana do Castelo reforça apoio à conservação de património religioso com mais 125 mil euros
A Câmara de Viana do Castelo reforça em 125 mil euros o programa de requalificação do património religioso.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou recentemente um reforço financeiro de 125.700 euros no âmbito da segunda fase do programa “Valorizar o Património”. Esta verba destina-se à requalificação e conservação de cinco igrejas, capelas e conventos do concelho, num esforço conjunto com as instituições locais para garantir a preservação do património religioso e cultural da região.
Entre os projetos contemplados, destaca-se a Paróquia de Alvarães, que receberá um apoio de 25.000 euros para a reabilitação de dois telhados da Igreja de S. José e 6.300 euros para um estudo de correção acústica no mesmo edifício. A Fábrica da Igreja de Perre será beneficiada com 14.400 euros para a requalificação dos muros da Capela da Senhora do Olival, enquanto a Ordem dos Padres Carmelitas Descalços obterá 25.000 euros para a primeira fase de manutenção e conservação exterior do Convento do Carmo.
A Paróquia de Nossa Senhora de Fátima receberá 30.000 euros destinados à primeira fase de reabilitação das fachadas exteriores e cobertura da igreja. Já a Paróquia de Vila de Punhe contará com um financiamento de 25.000 euros para a primeira fase de restauro e conservação do teto da Capela-mor, luminária da nave, retábulos laterais e capela-mor, além da limpeza e pintura exterior da Igreja de Santa Eulália.
Este reforço enquadra-se nos objetivos do Plano de Atividades e Orçamento para 2024, que visa a valorização do património cultural, promoção de atividades culturais e afirmação da identidade cultural de Viana do Castelo. O município identificou como prioridades para o corrente ano a conservação do património material e imaterial e o fortalecimento da oferta cultural e turística, apostando na preservação e dinamização dos espaços históricos e interpretativos, bem como no apoio à realização de eventos culturais.
O programa “Valorizar o Património” reafirma assim o compromisso da Câmara Municipal de Viana do Castelo em garantir a conservação dos bens culturais da região, fortalecendo a identidade local e promovendo a fruição artística e cultural dos seus cidadãos.
ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito