Câmara de Sintra vai pagar estragos do mau tempo e garante resposta imediata aos moradores
O presidente da Câmara de Sintra, Marco Almeida, assegurou que a autarquia vai assumir os prejuízos provocados pelo mau tempo da última noite, que deixou cinco veículos danificados na urbanização de São Marcos.
A Câmara Municipal de Sintra vai custear os estragos causados pelo temporal que atingiu o concelho durante a noite de terça-feira, anunciou o presidente Marco Almeida, sublinhando que “não deixará os sintrenses sozinhos neste momento difícil”.
Segundo o autarca, eleito pela coligação PSD/IL/PAN, o compromisso foi assumido esta manhã junto dos moradores da urbanização de São Marcos, uma das zonas mais afetadas. “Expliquei aos residentes o procedimento a seguir para que o processo de reparação decorra com rapidez e sem burocracias desnecessárias”, afirmou Marco Almeida.
O presidente recordou a promessa feita na tomada de posse, reforçando que quer uma Câmara próxima das pessoas e não “fechada e de costas para os sintrenses”. “A Câmara Municipal de Sintra não pode pactuar com o chamado jogo do empurra”, frisou, elogiando ainda “a rápida intervenção dos Bombeiros de Agualva-Cacém, da PSP e da Junta de Freguesia de Cacém-São Marcos”.
Segundo fonte da autarquia, a situação mais grave ocorreu precisamente em São Marcos, onde cinco veículos foram atingidos pela queda de árvores na Avenida Brasília. Houve ainda inundações e desabamentos de muros e árvores, mas sem feridos.
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) alertou para uma superfície frontal fria de atividade moderada a forte, responsável pela chuva intensa e trovoadas que atingiram Portugal continental. O organismo manteve aviso laranja para precipitação e amarelo para trovoada, em vigor até ao final da manhã.
A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) registou 150 ocorrências entre as 00h00 e as 07h00, das quais 91 foram inundações e 42 quedas de árvores. A sub-região de Lisboa concentrou o maior número de situações, com 65 ocorrências, seguida de Setúbal (18) e Oeste (12).
Marco Almeida garantiu que os serviços municipais já estão no terreno para avaliar os danos e apoiar as famílias afetadas, assegurando que todas as situações terão resposta rápida e transparente.
Se tiver sugestões ou notícias para partilhar com o Diário do Distrito, pode enviá-las para o endereço de email geral@diariodistrito.pt
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito







