DestaquePolíticaSetúbal
Em Destaque

Câmara de Setúbal nega acesso ao Fórum Luísa Todi e gera polémica: “Condicionamento da democracia?”

Nova polémica em Setúbal com a não cedência do Fórum Luísa Todi à candidatura de Maria das Dores Meira.

A Câmara Municipal de Setúbal recusou o pedido da candidatura independente de Dores Meira para a utilização do Fórum Luísa Todi, impedindo a ex-presidente da autarquia de realizar eventos no emblemático auditório até ao final do ano. A decisão gerou fortes críticas, com acusações de “tentativa de silenciamento político”.

A candidatura “Dores Meira — Setúbal de Volta” denuncia que a câmara estará a utilizar mecanismos administrativos para dificultar a realização de iniciativas políticas.<<Os constrangimentos antidemocráticos têm sido recorrentes e não passam de uma tentativa de condicionar na secretaria o que não conseguem politicamente nas ruas. A informação que tínhamos era de que o Fórum Luísa Todi estaria disponível para os dias que solicitámos, mas o executivo deu indicação para nos dizerem que estará ocupado todos os dias até ao final do ano. Alguém acredita que, em 300 dias, não há um único que esteja livre? É uma tentativa clara de condicionamento à candidatura de Dores Meira>>, afirmou Paulo Maia, porta-voz da candidatura, no comunicado que enviou aos media.

O pedido formal para a cedência do espaço foi feito a 13 de janeiro, com resposta negativa a 24 de janeiro, sem qualquer indicação de datas alternativas. A insistência da candidatura levou a um novo contacto, mas a resposta definitiva só chegou a 6 de fevereiro, reafirmando que o Fórum estaria ocupado até ao final de 2025.

A polémica instala-se, com a candidatura independente a alertar para um precedente perigoso no concelho.

Até ao momento, a Câmara de Setúbal não esclareceu publicamente os critérios que levaram à indisponibilidade total do Fórum Luísa Todi, uma sala habitualmente utilizada para eventos institucionais e culturais.


Se tiver sugestões ou notícias para partilhar com o Diário do Distrito, pode enviá-las para o endereço de email geral@diariodistrito.pt


Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito


11 Comentários

  1. Não foi candidata a Almada ? Porque não tenta nova candidatura lá se os da terra dela não acreditaram nela porque seremos nós os Setubalenses a ter que levar com ela outra vez ?

  2. Meta um parquímetro num sitio que eu cá sei e faça um comício na marina dos chineses e grave para uma futura novela da TVI

  3. ela k vá para a praça Carlos Relvas onde fez uma obra grandiosa

  4. Vai exercer a democracia na tua terra!só se os setubalenses forem esquecidos é que votam nela.

  5. Ainda esta treta de conversa? Ainda não começou a campanha e já vei para cá com exijencias snobs. Vá fazer comicios na terra dela que lá todos a adoram

  6. É o que dá ter apenas infra-estruturas desta natureza nas mãos das Câmaras.
    Se deixassem os privados investirem neste tipo de espaços talvez não houvesse esta polémica.

  7. Isto so mostra que a nossa dita democracia e apenas uma miragem.
    Apenas e uma moleta para os nossos pseudos politicos se servirem do sistema para se sevirem e fazerem o que querem.
    E uma pena.
    Somos pobres a todos os niveis.
    Nunca deixaremos de ser pobres, mesmo a nivel intelectual e esta decisao mostra o calibre dos nossos politicos o quanto longe estao da realidade chegando ao nivel tao Baixo de servirem mal o nosso povo.
    A nossa classe politica esta doente e podre.
    Ja nao se tem vergonha nem respeito pelo povo.