O presidente da Câmara Municipal de Setúbal, André Martins, acusou o Partido Socialista (PS) de promover uma “manobra política inqualificável” ao apresentar uma moção sobre a Estrada da Mitrena na última reunião do executivo. O autarca expressou indignação, sublinhando que o PS nunca mostrou interesse no assunto enquanto teve oportunidade de agir.
“Isto é profundamente lamentável. É um aproveitamento político de quem nunca se preocupou com o tema,” afirmou André Martins em conferência de imprensa realizada nos Paços do Concelho. Segundo ele, quando o governo socialista teve oportunidade de intervir, não disponibilizou as verbas necessárias, mesmo após compromisso assumido para financiar o projeto de requalificação da estrada.
A Estrada da Mitrena, único acesso à importante zona industrial de Setúbal, tem sido alvo de reivindicações da Câmara há mais de 15 anos. “A península da Mitrena é vital para a economia local e nacional, mas os sucessivos governos ignoraram a questão,” reforçou o presidente da autarquia. Face à falta de apoio, a Câmara contraiu um empréstimo de 1,5 milhões de euros para assegurar parte da obra, complementado com um compromisso do Governo de mais 2 milhões, que ainda não foi cumprido devido a burocracias.
André Martins destacou ainda que a obra é essencial para as “centenas de camiões TIR e milhares de trabalhadores” que circulam diariamente na zona. O autarca lamentou o impacto das obras na vida das empresas e dos cidadãos, mas garantiu que “o fundamental está concluído”, faltando apenas a sinalização, que deverá ser finalizada em dez dias, dependendo das condições meteorológicas.
A obra, iniciada no final de 2023, foi adjudicada por cerca de 3,9 milhões de euros e, com a revisão de preços, atingiu os 4,4 milhões. André Martins considerou a postura do PS na última reunião “uma tentativa de desviar responsabilidades”, frisando que “quem sempre lutou pela requalificação da estrada foi a Câmara e as empresas”.
Se tiver sugestões ou notícias para partilhar com o Diário do Distrito, pode enviá-las para o endereço de email geral@diariodistrito.pt
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito
Nem vou dormir a pensar nessa manobra. 🤦🤦🤦🤦