Palmela

Câmara de Palmela considera morte de Sebastião Fortuna uma grande perda para a Quinta do Anjo

O voto de pesar foi apresentado na última reunião pública em Marateca

Foi em 1963 que o Espaço Fortuna, que está localizado na entrada de Quinta do Anjo, foi fundado por aquele que seria considerado o grande sonhador de arte em aldeia de gentes modestas. Sebastião Fortuna, sonhou e criou o espaço que recebeu a oficina-escola de profissões tradicionais.

Sebastião Fortuna projetou ainda vários projetos naquele espaço que levaram os seus trabalhos aos 4 cantos do mundo. As suas conversas encantavam qualquer um, sempre com histórias que envolviam sobretudo o Parque Natural da Arrábida, enquanto construía a arte com as suas mãos.

Foi em 2012 que o município de Palmela atribui a Medalha Municipal de Mérito — Grau Ouro, escolha essa que recaiu na riqueza que tinha o seu percurso deixando marca cultural na região.

Sebastião Fortuna, morreu a 14 de janeiro, aos 86 anos.

Voto de pesar apresentado pelo executivo:

«A 14 de janeiro, aos 86 anos de idade, faleceu Sebastião Fortuna. O ano de 2023 inicia-se, assim, com uma enorme perda para Quinta do Anjo, terra que o viu nascer e que ocupava um lugar imenso no seu coração, bem como para o Concelho de Palmela e a região.

Décimo filho de uma família de 12, com raízes profundas na história de Quinta do Anjo, Sebastião Antunes de Matos Fortuna começou a trabalhar aos seis anos na distribuição de jornais, que recolhia em Palmela, a pé, para levar até Cabanas. Inspirado pelo exemplo de tenacidade do seu pai – que lutou arduamente para, apesar das dificuldades, frequentar a escola e saber sempre mais – experimentou diversas atividades e profissões, ao mesmo tempo que sentia crescer o apelo pela cultura e pelas artes. No entanto, não foi possível frequentar a Escola de Artes António Arroio, em Lisboa, que lhe fora aconselhada na escola, pelos professores, que cedo registaram o seu talento. 

Ajudou a família na produção agrícola e foi carpinteiro de carroças, pintor da construção civil, carroceiro e tanoeiro. A boa compleição física, conquistada por muitos anos a percorrer a região a pé para trabalhar, abriu-lhe as portas para uma carreira desportiva, tendo sido atleta e ciclista pelo Sport Lisboa e Benfica – conquistou, entre outros, o título de Campeão Nacional de Corta-Mato – bem como mecânico da sua equipa de ciclismo, e ajudou vários jovens locais a integrar o clube.

Já adulto, foi distribuidor de gás e teve uma loja de eletrodomésticos e decoração, onde vendia liografias, que procurou imitar, com sucesso. O entusiasmo pela pintura levou-o, então, à Sado Internacional, onde trabalhou como pintor de cerâmica.

Depois do 25 de Abril, aventurou-se com a esposa e os filhos numa temporada nos Açores, onde deu, verdadeiramente, asas à sua arte e criou uma galeria no Clube dos Oficiais da Base Aérea das Lajes, que lhe abriu portas e contactos e levou as suas pinturas pelo mundo.

Na década de 80, regressou a Quinta do Anjo e fundou o Espaço Fortuna – Artes e Ofícios em 1983, com o sonho de criar uma oficina-escola de profissões tradicionais. Cerâmica decorativa, azulejaria artística e tradicional, tijoleira artesanal e cantaria foram algumas das atividades a que se dedicou naquele espaço e que transmitiu, também, a milhares de visitantes, transformando o Espaço Fortuna numa referência.

O Município reconheceu o seu contributo para o desenvolvimento e notoriedade do Concelho, com a atribuição da Medalha Municipal de Mérito, Grau Ouro, em 2012.

Ilustre montanhão, comunicador, artista multifacetado e poeta, encantava com a sua capacidade para contar histórias – traço comum na sua família – e sonhar um mundo poético e utópico, simultaneamente tradicional e livre, e permanentemente inspirado pela beleza da Arrábida. A riqueza do seu percurso deixa marcas indeléveis na vida cultural da região e continuará, sem dúvida, a inspirar muitas gerações.

A Câmara Municipal de Palmela lamenta o falecimento de Sebastião Fortuna e endereça à sua família sentidas condolências».


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito