Câmara de Almada exige solução para caos nos comboios da Fertagus
A Câmara Municipal de Almada aprovou, por unanimidade, um voto de protesto contra os constrangimentos na Fertagus, exigindo ao Governo um reforço imediato do material circulante.

A decisão surge na sequência do desagrado crescente entre os utentes, que denunciam comboios sobrelotados e falhas na oferta de lugares.
O protesto surge após a redução dos tempos de espera entre comboios, que não foi acompanhada pelo aumento de carruagens, resultando em sobrecarga nas viagens e inúmeras queixas dos passageiros.
A proposta, apresentada pela vereadora do Bloco de Esquerda, Joana Mortágua, contou com o apoio dos restantes vereadores: cinco do PS, um do PSD e quatro da CDU. Almada junta-se assim às várias vozes que exigem que a Fertagus normalize o serviço ferroviário, prejudicado após a recente alteração de horários.
Desde dezembro, a concessionária passou a operar com uma periodicidade de 20 minutos nos dias úteis, resultado da renovação da concessão até 2031. No entanto, os utentes queixam-se de que essa alteração não foi acompanhada pelo aumento do número de carruagens, levando a situações diárias de sobrecarga, principalmente nas estações de Coina, Fogueteiro, Foros de Amora, Corroios e Pragal.
A presidente da Câmara de Almada, Inês de Medeiros (PS), esteve na estação do Pragal, onde testemunhou o problema e reforçou a necessidade de um reforço urgente da oferta. “Os comboios chegam já completamente cheios, impossibilitando os utentes de viajar com dignidade”, alertou.
O mesmo tom foi adotado pelo presidente da Câmara do Seixal, Paulo Silva (PCP), que considerou a situação “chocante” e comparou a realidade dos passageiros a “sardinhas enlatadas”, exigindo uma resposta rápida.
Perante as crescentes queixas, o Governo anunciou na sexta-feira que avalia soluções no mercado para melhorar o serviço a curto prazo. A Secretária de Estado da Mobilidade, Cristina Pinto Dias, garantiu que a equipa técnica analisa a disponibilidade de material circulante, operacional ou em manutenção, para uma melhor gestão da frota e melhoria das condições dos passageiros.
Se tiver sugestões ou notícias para partilhar com o Diário do Distrito, pode enviá-las para o endereço de email geral@diariodistrito.pt
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito
https://www.facebook.com/share/1BZaEGEXYj/
A semana passada 3 pessoas sentiram-se mal na minha carruagem, que parou várias vezes no túnel para a ponte, sentido Lisboa. Abrimos janelas, demos açúcar e alguns passageiros abanaram livros para uma das Sras que estava a desfalecer, nas escadas. Chegando a Campolide 2 Sras que ainda estavam mal sairam e foram assistidas por um socorrista/bombeiro, que foi chamado, porque baixamos o manipulo de urgência dentro do comboio. Soube que uma das pessoas morreu e a Fertagus continua a alegar que não tem qualquer responsabilidade. O ar está saturado, a viagem é desagradável e desumana, porque não nos conseguimos mexer e mal respiramos. Por favor façam qualquer coisa. Chega de desculpas da Fertagus.
Tendo em conta a gravidade da situação, precisa-se solução a curto prazo
https://rr.sapo.pt/especial/economia/2025/02/04/fertagus-solucao-imediata-e-transferir-comboios-da-cp-ou-apostar-em-barcos-e-autocarros/412265/?utm_medium=rss&fbclid=IwZXh0bgNhZW0CMTEAAR0r1CeG8SvlHEmSpRcdwxyJ3U65HBYYRd7cdZ9HOnr-Gw27ciszqN9GmB0_aem_XtCz0ItMjfxmhB8gNzXWAQ
Falam falam mas não fazem nada