GastronomiaSeixal

Calulu, cachupa, moamba, mancara e feijão topeiro prestes a chegar a Corroios

O Pavilhão Municipal do Alto do Moinho, em Corroios, vai receber a 14.ª edição do Encontro Intercultural Saberes e Sabores, entre os dias 12 e 16 de abril.

Integrando demonstrações culturais e gastronómicas de 11 países (Angola, Moçambique, Brasil, São Tomé e Príncipe, Cabo Verde, Paraguai, Venezuela, Portugal, Cuba, Guiné-Bissau e México), neste evento podem ser apreciados «sabores do mundo», como cachupa (inclusive vegetariana), calulu de peixe e galinha, feijoada brasileira, búzios, moamba, peito alto com funji, caldo mancara de frango, feijão topeiro, cozido de banana com molho de peixe seco e muito mais.

A abertura oficial do encontro realiza-se no dia 14 de abril às 18h30, com um desfile intercultural, que se inicia no Largo João de Deus e culmina no Pavilhão.

O Encontro Intercultural Saberes e Sabores, promovido pela Câmara Municipal do Seixal, em parceria com a Junta de Freguesia de Corroios e o Centro Cultural e Recreativo do Alto do Moinho e cofinanciado pelo Fundo para o Asilo, a Migração e a Integração (FAMI), promove o movimento associativo imigrante local, através de mostra gastronómica e de artesanato, espetáculos interculturais de dança, música, desporto, teatro, poesia e debates. Entre estes destaca-se o debate, no dia 16 de abril, às 11h00, com o tema «A Participação dos Imigrantes no Poder Local», organizado pela Frente Anti-Racista.

Este ano, além da contínua aposta na mostra de talentos multiculturais, através da articulação com o movimento associativo imigrante local, destaca-se a presença do músico Mika Mendes no dia 14 de abril, às 21h00, integrando o vasto programa intercultural, bem como o DJ Tailine, dia 15 de abril a partir das 22h00.

Destaque também a aposta na divulgação junto da juventude e das comunidades, através do rapper Wellington Cintra, nome artístico GDM_MC, imigrante, residente no concelho, que promoverá a divulgação do evento e da sua mensagem sobre a paz e interculturalidade nas redes sociais, por meio do estilo RAP freestyle.

O programa inclui ainda ateliês de bonecas ABAYOMI (bonecas africanas) e as apresentações de showcooking, durante o fim de semana, com os chefes de cozinha João Macedo, Otávio Franco, Dina Oliveira e Willian Sousa.

Destaque para as danças tradicionais e músicos envolvidos por todas as associações de imigrantes participantes, bem como o desfile de trajes tradicionais do estilista Widelei Rodrigues, no domingo às 16h00. 

O Centro Cultural e Recreativo do Alto do Moinho irá participar no Encontro Intercultural Saberes e Sabores com diversas modalidades que passam pelo desporto, dança e música.

Para o público infantil, haverá ainda um espaço dedicado à animação, com diversas atrações: photopoint, insuflável, pinturas faciais e mascotes.

Este é também um evento de causas. O Encontro Intercultural Saberes e Sabores 2023 tem como instituição da causa solidária, a ANPAR – Associação Nacional de Pais e Amigos Rett, atendendo ao importante e reconhecido trabalho que esta instituição promove no território.

As associações de imigrantes locais representadas no evento são: AAGA – Associação de Apoio à Comunidades dos Países de Língua Oficial Portuguesa; Associação Cabo-Verdiana do Seixal; Associação de Solidariedade e Cooperação com S. Tomé e Príncipe, Póto Betu; Associação dos Naturais e Amigos de Lobata em Portugal (ANALP); Associação Moçambique Sempre; Kamba – Associação de Angolanos do Concelho do Seixal; Associação Juntos Sem Fronteiras; Associação Raízes do Bairro de Santa Marta; Associação Esperança, Associação Khapaz (associações juvenis); A Voz da Diáspora Guineense, Associação de Lisboa e Associação Amizade Portugal Cuba.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *