Cada da Convenção de Evoramonte: Candidata a marca do Património Europeu
A Casa da Convenção de Evoramonte, em Estremoz, concorre à Marca do Património Europeu, integrando uma candidatura transnacional que destaca locais de paz na Europa.

A Casa da Convenção de Evoramonte, marco histórico onde foi assinada a Convenção de Evoramonte, que pôs termo à Guerra Civil Portuguesa em 1834, foi recentemente incluída na candidatura transnacional “Places of Peace” à Marca do Património Europeu. Esta iniciativa europeia pretende homenagear locais que desempenharam papéis cruciais na construção da Europa contemporânea, realçando o seu significado histórico e cultural.
A candidatura “Places of Peace” reúne sete locais emblemáticos, onde tratados de paz foram assinados, abrangendo seis países da União Europeia: o Mosteiro de São Francisco de Zadar (Croácia), o Parque da Fonte Histórica de Kaynardzha (Bulgária), o Paço dos Henriques de Alcáçovas e a Casa da Convenção de Evoramonte (Portugal), o Convento de São Francisco/Complexo Histórico de Alcañices (Espanha), a Casa da Paz de Vasvár (Hungria) e o Castelo de Trencin (Eslováquia).
Sob a coordenação do município de Zadar, na Croácia, a candidatura será avaliada pelo governo croata e, posteriormente, submetida à seleção europeia. O apoio da Rede Europeia de Sítios da Paz, cuja sede se situa em Evoramonte, tem sido fundamental para o desenvolvimento desta iniciativa.
A Marca do Património Europeu é um reconhecimento da importância destes locais como símbolos de paz e reconciliação na história europeia, promovendo a valorização do património cultural e histórico do continente.
Se tiver sugestões ou notícias para partilhar com o Diário do Distrito, pode enviá-las para o endereço de email geral@diariodistrito.pt
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito