AlmadaDestaque

BV de Cacilhas partilham imagem que ‘representa tudo o que aprendemos: Salvar vidas!’

Os Bombeiros Voluntários de Cacilhas estiveram ontem envolvidos no combate a um incêndio num prédio de cinco andares no Laranjeiro, Cacilhas, do qual resultaram catorze feridos, conforme o Diário do Distrito noticiou.

Algumas horas após a conclusão da ocorrência, nas redes sociais, os Bombeiros Voluntários de Cacilhas partilham a uma imagem que se está a tornar viral.

«Podíamos deixar várias imagens da ocorrência, mas deixaremos apenas uma, que representa tudo aquilo pelo que treinamos e aprendemos… Salvar vidas!» escreve a corporação.

Num resumo do ocorrido, explicam que «fomos acionados para um incêndio urbano na freguesia do Laranjeiro.

À chegada ao local verificámos que no edifício estavam vários habitantes das frações superiores encurralados pela densa coluna de fumo que subia a caixa de escada. Entre estes habitantes estavam 3 crianças (uma delas recém-nascida) e uma idosa.

As equipas progrediram para o edifício de forma extremamente rápida, colocando as várias vítimas em segurança, com recuso ao confinamento no interior da habitação, até que estivessem reunidas as condições para a sua evacuação.

Em simultâneo foram evacuadas as vítimas das frações inferiores, dominado o incêndio e efetuadas manobras de ventilação.

Foi montado um posto de triagem pela equipa médica da VMER de Almada, para que se pudesse rapidamente dar a devida prioridade às vítimas que foram sendo evacuadas.

Infelizmente, deste incêndio resultaram 14 vítimas, 13 delas evacuadas para o hospital Garcia de Orta, uma das quais em estado grave.»

A mensagem refere ainda que «a complexidade da ocorrência levou os operacionais ao extremo, mas a sua missão foi concluída com sucesso», tendo estado no local «2 veículos de combate, 2 ambulâncias e 2 veículos de comando dos BV Cacilhas, e 1 veículo de combate do CB de Almada, 6 ambulâncias dos CB de Almada, Amora e INEM e 1 veículo do SMPC de Almada.

Durante toda a ocorrência a manutenção da ordem pública foi assegurada pelo forte contingente policial da PSP de Almada e Laranjeiro.»


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito