DestaquePolítica

Bruno Gonçalves Pereira promete arrancar com as grandes obras em Santiago do Cacém

O novo presidente da Câmara de Santiago do Cacém, Bruno Gonçalves Pereira, garantiu que vai inscrever no Orçamento de 2026 as principais obras do concelho e colocar as pessoas no centro das prioridades do novo executivo.

O recém-empossado presidente da Câmara Municipal de Santiago do Cacém, Bruno Gonçalves Pereira, eleito pelo movimento STC — Somos Todos Cidadãos, assumiu esta quinta-feira que o foco do novo mandato será “trabalhar para as pessoas” e garantir que as grandes obras entram já no Orçamento de 2026.

“Temos de lançar o Plano Plurianual de Atividades e inscrever nele as grandes obras, como os auditórios de Santo André e de Cercal do Alentejo, as piscinas de Santo André e os primeiros programas de recuperação de casas”, referiu o autarca, momentos após a cerimónia de tomada de posse no Auditório Municipal António Chainho.

Bruno Pereira sublinhou ainda a intenção de negociar com o Estado central a devolução de imóveis municipais para criar habitação destinada a professores e médicos, afirmando que o objetivo é “desbloquear lotes e avançar com construção em larga escala em Santo André”.

O movimento STC, apoiado por PS, PSD e CDS-PP, venceu as eleições autárquicas de 12 de outubro, alcançando três mandatos, os mesmos que a CDU (PCP-PEV), enquanto o Chega elegeu um vereador. Na Assembleia Municipal, STC e CDU obtiveram nove deputados cada, o Chega dois e a coligação BE/PAN/Livre um.

Já nas freguesias, a CDU conquistou cinco das nove, o movimento STC três e o PS uma. Bruno Pereira prometeu descentralizar competências com equidade, criando um órgão consultivo com todos os presidentes de junta “para agilizar decisões e garantir tratamento igual a todas as freguesias”.

Sem maioria absoluta, o novo autarca mostrou-se confiante na cooperação política: “Acredito que quem não venceu as eleições, vai deixar governar. Se as medidas forem de interesse das populações, haverá entendimento.”

Na mesma sessão, tomaram posse como vereadores Albano Pereira (CDU), Francisco Carrajola (STC), Sónia Gonçalves (CDU), Teresa Gonçalves (STC), Fábio Pereira (CDU), que substitui Vítor Proença, e Cláudia Estevão (Chega), eleita pela primeira vez.
A mesa da Assembleia Municipal ficou constituída por Joaquín Toro (presidente), Luís Silva do Ó (1.º secretário) e Patrícia Silva (2.º secretária).


Se tiver sugestões ou notícias para partilhar com o Diário do Distrito, pode enviá-las para o endereço de email geral@diariodistrito.pt


Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

fertagus

palmela