Braga vibra com a segunda edição do festival literário utopia, que promete colocar a cidade no mapa global da cultura
Braga abre as portas à segunda edição do Festival Literário Utopia, com uma programação internacional e mais de 100 eventos.
A cidade de Braga deu início, esta sexta-feira, à segunda edição do Festival Literário Utopia, num Espaço Vita completamente lotado e repleto de entusiasmo. O presidente da Câmara Municipal de Braga, Ricardo Rio, destacou a importância do evento para a região, sublinhando que “a cultura é um elemento essencial na competitividade, inclusão e qualificação da sociedade bracarense”.
O festival, que já se posiciona como um marco cultural da cidade, ganha ainda maior projeção com a promessa de uma edição especial em 2026 em Ponta Delgada, Açores, reforçando também a sua internacionalização com ambições na América Latina. Ricardo Rio enfatizou o impacto positivo do evento, que celebra a literatura e a diversidade cultural, enquanto une pessoas de várias partes do mundo.
A noite de abertura foi enriquecida pela presença de figuras de destaque, como Paulo Ferreira, representante da “The Book Company”, e Kátia Guerreiro, Comissária de Ponta Delgada, Capital Portuguesa da Cultura em 2026. O ponto alto da sessão foi a inspiradora entrevista à escritora e jornalista franco-marroquina Leïla Slimane, seguida de uma memorável atuação do Quarteto de Cordas de Matosinhos, realizada em parceria com o festival LeV — Literatura em Viagem e com o apoio da Câmara Municipal de Matosinhos.
Durante 10 dias, Braga será palco de mais de 100 eventos, que incluem conversas, workshops, apresentações de livros, espetáculos e sessões dedicadas às escolas. O Festival Literário Utopia decorre até 24 de novembro e promete transformar a cidade dos arcebispos num verdadeiro epicentro literário e cultural.
Para quem deseja acompanhar todas as atividades, o programa completo pode ser consultado através do link oficial do evento.
Se tiver sugestões ou notícias para partilhar com o Diário do Distrito, pode enviá-las para o endereço de email geral@diariodistrito.pt
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito