DestaquePalmela
Em Destaque

Bombeiros de Palmela promovem nove bombeiros em cerimónia solene

Evento celebra promoções e homenageia bombeiros falecidos.

Na noite de 12 de junho, a frente do Quartel dos Bombeiros de Palmela foi palco de uma cerimónia solene que marcou a promoção de nove bombeiros estagiários e graduados. O evento, que iniciou às 21h00, contou com uma parada de bombeiros para receber convidados e autoridades locais.

A cerimónia continuou no Salão Nobre da corporação, onde Vitoriano Coelho, representante da Assembleia Geral, abriu oficialmente o evento. Um minuto de silêncio foi observado em memória dos bombeiros que faleceram este ano, prestando uma homenagem aos que serviram com dedicação e coragem.

Promoções Destacadas

Entre os promovidos, Carla Dinis e Pedro Jesus foram elevados ao posto de Chefes, enquanto Ricardo Jorge, João Eduardo e Joaquim Batalha foram promovidos a 1.º Subchefe.

Ana Reis, Lucas Santos, Tiago Cruz e Mateus Soares ascenderam ao cargo de Bombeiros de 3.ª.

João Monteiro, Comandante dos Bombeiros de Palmela, expressou o sentimento de orgulho e felicidade pela progressão dos membros da corporação:

É um sentimento agridoce, como eu disse há pouco na minha intervenção, que estamos aqui todos, mas também é com muita felicidade que estamos aqui por estes homens e mulheres que dão a vida todos os dias pelas comunidades que são promovidos.

Monteiro também destacou a importância destas promoções para a moral e a eficiência da corporação:

Para mim é um motivo de bastante orgulho e de bastante felicidade, não para mim, mas para os elementos de comando e para toda a corporação vermos estes homens e mulheres serem promovidos.

Diversidade e Inclusão

A corporação de Palmela destaca-se pela sua diversidade, contando com bombeiros de várias nacionalidades, incluindo brasileiros e romenos. Monteiro destacou a importância dessa diversidade:

É uma aprendizagem mútua que também nos orgulha muito, deixe-me dizer que aqui na Corporação dos Bombeiros de Palmela não olhamos a raças ou géneros, olhamos sim a pessoas que gostam dos bombeiros e que gostam de fazer da sua vida o modo de salvar vidas.

O Comandante dos Bombeiros de Palmela destacou ainda a promoção de Carla Dinis, a primeira mulher a alcançar o posto de Chefe na corporação:

A nossa chefinha está apta desde que começou como bombeira de terceira, tenho muito orgulho na Carla Dinis, é uma profissional exímia e gosta muito daquilo que faz, que é a profissão de ser bombeira. Está aqui connosco há anos e tem progredido, até que chegou ao topo da carreira, como todos viram e para nós é um orgulho imenso.

Desafios e Futuro

Manuel Simões, presidente da Associação Humanitária dos Bombeiros de Palmela, falou sobre os desafios logísticos e a importância da formação contínua:

É um orgulho estarmos todos aqui a presenciar este momento que é a promoção destes bombeiros, pois é sinal que temos mais qualidade, porque antigamente os bombeiros faziam-se de alguma maneira, as pessoas chegavam cá e eram logo bombeiros, hoje em dia não temos esses tempos, pois tem que haver uma preparação, um curso e nesse curso as pessoas preparam-se melhor, portanto, normalmente temos quase um ano de preparação dos novos bombeiros.

O presidente da Associação Humanitária dos Bombeiros de Palmela também mencionou as dificuldades logísticas enfrentadas pela corporação e a importância de aprender com líderes experientes como Octávio Machado:

Eu cheguei realmente há pouco tempo, há pouco mais de um ano, o que faz falta aqui é o Octávio Machado, porque tem muita experiência, sabe muito mais e tem qualidade.

Questionado sobre se está à altura de desempenhar o cargo que lhe foi concedido, Manuel Simões explicou:

Nós nunca estamos à altura de ser presidente de uma associação quando sai uma pessoa num patamar acima de nós, essa pessoa quando sai num patamar acima de nós, nós temos dificuldades. Se saísse uma pessoa que não fosse o Octávio Machado, possivelmente seria uma situação que diria que estava mais à altura de ser presidente desta casa, mas o Octávio Machado tem muita sabedoria disto, tem qualidade e automaticamente ele está num degrau superior daquilo que é o nosso degrau, mas de qualquer maneira, tentaremos fazer e tentaremos copiar algumas coisas dele.

Compromisso com a Comunidade

Jorge Mares, presidente da Junta de Freguesia de Palmela, destacou a segurança proporcionada pelos bombeiros à comunidade local:

O meu pai foi bombeiro 54 anos, sem interrupção e, portanto, isto é uma casa que me diz muito, pela memória dele mas também pelo trabalho que estes homens e mulheres fazem não só à comunidade local, mas do concelho, regional e até nacional.

Jorge Mares fala-nos que Palmela tem sido um exemplo para algumas regiões a nível de bombeiros:

É importante termos bombeiros ativos. Uma corporação forte, capaz de responder às necessidades da população, de emergência, de urgência, de prevenção da população.

António Mestre, presidente da Junta de Quinta do Anjo, reforçou a importância da corporação de Palmela para a sua freguesia:

Algumas vozes se levantam a dizer que a freguesia de Quinta do Anjo deveria ter o seu corpo de bombeiros, e que deveria ter instalações, o que defendemos é que o corpo de bombeiros de Palmela está a 3 minutos da freguesia e tem servido ao longo de décadas.

A junta de freguesia recentemente assinou um protocolo com a associação, e este ano ainda apoiaram nos equipamentos para a escola de formação.

Reconhecimento

A cerimónia contou ainda com a presença de Sérgio Moura, Comandante Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil da Península de Setúbal, que expressou a sua satisfação com a promoção dos novos bombeiros:

Vejo com grande agrado e estou feliz, porque de facto os novos bombeiros são elementos que vêm reforçar a potencialidade do Corpo de Bombeiros de Palmela, é sempre muito importante haver este reforço no efetivo dos corpos de bombeiros e relativamente aos elementos, que foram promovidos a imediato.

Para o alto responsável da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil da Península de Setúbal é importante uma região ter um sistema de proteção civil robusto e capaz de responder aos pedidos de auxílio:

Obviamente que contamos com todos os agentes de proteção civil, com todas as entidades, instituições e organismos que apoiam e colaboram no sistema de proteção civil, mas sem dúvida que aqui os bombeiros têm um papel importantíssimo enquanto principal agente de proteção civil.

A cerimónia de promoção dos bombeiros de Palmela destacou-se como um evento de grande significado, celebrando a dedicação e o compromisso dos bombeiros com a comunidade.

O evento contou ainda com a presença de um representante da Câmara Municipal de Palmela, o coordenador da Proteção Civil Municipal, Carlos Caçoete e de um representante da Assembleia Municipal de Palmela, Pedro Biu.

Momentos da cerimónia


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito