Bloco de Esquerda exige transparência e responsabilização da PSP no caso Odair Moniz
O Bloco de Esquerda crítica a PSP e exige esclarecimentos no caso Odair Moniz, reforçando a importância da verdade e do Estado de Direito.
Fabian Figueiredo, líder parlamentar do Bloco de Esquerda (BE), manifestou forte crítica à atuação da Polícia de Segurança Pública (PSP) no caso de Odair Moniz, que morreu durante uma intervenção policial na Cova da Moura. Durante uma homenagem ao falecido, Figueiredo acusou a Direção Nacional da PSP de ter comunicado falsamente os eventos iniciais, e frisou a necessidade de “desocultar” a verdade.
De acordo com Figueiredo, “Odair Moniz não tinha uma faca.” O deputado declarou que, em vez de emitir declarações potencialmente incorretas, a polícia deveria focar-se na apuração rigorosa dos factos. “É preferível falarem menos e assegurarem que averiguam do que transmitir informações incorretas,” afirmou. Ele defendeu que a verdade deve prevalecer, especialmente num Estado de Direito democrático.
Ao comentar sobre possíveis repercussões, o representante do BE deixou claro que, se o comunicado da PSP for provado em tribunal como contendo falsidades graves, a Direção Nacional da polícia deveria considerar a demissão. Ele insistiu que todos os agentes da sociedade, incluindo a polícia, têm um dever de verdade e sublinhou a importância de uma comunicação confiável, especialmente em assuntos de segurança interna.
O deputado do BE também fez questão de salientar que não culpabiliza os agentes da PSP pelo individualmente ocorrido, mas sim o modelo de policiamento em vigor, que considera desatualizado e necessitado de reforma. Figueiredo defendeu a importância de retomar o policiamento de proximidade e conduzir uma avaliação crítica da liderança da PSP.
Se tiver sugestões ou notícias para partilhar com o Diário do Distrito, pode enviá-las para o endereço de email geral@diariodistrito.pt
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito
E pela família de Odair em que afirmou que a casa deles tinha sido invadida pela PSP, que arribaram a porta…..etc,etc.
Quando a narrativa é só para um lado,estamos errados,ou nao entendem o óbvio.
O bloco de esquerda devia ter vergonha, ainda bem que as pessoas já vão conhecendo quem esta malta é e cada vez tem menos votos, dos policias assassinados nesse bairro não falam nem na altura que estes agentes foram mortos disseram uma palavra, são gente que nem merecem a água que bebem.
O propósito deste partido e da Mortágua é proteger os criminosos e punir a polícia!!Gostava de ouvi-la falar ,sobre o motorista que ficou gravemente ferido às mãos destes criminosos e das pessoas humildes que têm um empréstimo para pagar, dum automóvel que foi incendiado…imaginem só…por quem?pelos mesmos criminosos selvagens que ela tanto se apressou a vir defender 😡😡😡uma VERGONHA este partido…
ISTO TEM MESMO DE MUDAR😡😡😡URGENTEMENTE….
Paula Coimbra estou de acordo.
João Carvalho ….e??quer que eu lhe responda??vá ver a primeira entrevista no jornal da noite!! …tudo dito!!
Paula Coimbra Não disse que queria ver a Mariana Mortágua a falar do motorista? E aqui falou.
João Carvalho um hino à hipocrisia pois todo o discurso da Mariana Mortágua, e do BE, é um apelo ao ódio…
Uma organização criminosa a quem muitos chamam partido.
Onde andaram até agora sempre que um policia foi agredido. É mesmo um partido só para encher assembleia da república e falar o dinheiro do povo.
Bloco de esterco…é mais apropriado
Bloco de esquerda a favor do vandalismo e certos jornalistas !!
💩💩
Estranho, ou não, estas manifestações, pelo mundo inteiro, realizam-se sempre por cadastrados, que tenham sido abatidos pela polícia no cumprimento do dever, por resistirem às detenções, ou por se colocarem em fuga às autoridades. Se Herbert Marcuse dissesse aos esquerdistas para comerem 💩 às colheradas, eles comiam-na, e até lambiam o prato. Mas como disse para fazerem outras coisas ..
Bloco de esquerda nas próximas eleições ides de vela