Bloco de Esquerda desmente ter empresas na sede: ‘o 268 da Rua da Palma é um beco’; Câmara Municipal de Lisboa afirma que ´é um pátio’
Polémica estalou este fim-de-semana

A existência de duas empresas que partilham a mesma morada da sede do Bloco de Esquerda tem sido tema de debate aceso nas redes sociais após o assunto ter sido levantado por, no sábado, por Sofia Afonso Ferreira, escritora e política.
Num longo texto, a autora relata o processo de aquisição de «um palacete do século XIX, na Rua da Palma, vizinha da Rua do Benformoso, no centro de Lisboa, adquirido pelo Bloco de Esquerda em 2008», e refere que «o edifício não é só a sede do Bloco de Esquerda. Desde 2022, é a sede fiscal das empresas Hello Dreams e Vision For Tomorrow, ambas a operar em serviços relacionados com a imigração do Paquistão.
As duas empresas Hello Dreams e Vision For Tomorrow, com morada fiscal na sede do Bloco de Esquerda estão ligadas. Ambas são sociedades unipessoais com capital de € 5.000,00 e foram constituídas em 2022.»

Já no domingo, o jornal ‘Esquerda’ publicava um artigo sobre o tema, onde referia que «Uma habitual propagandista de Israel lançou a mentira e o empresário dos media juntou-se-lhe: ‘na sede do Bloco’ teriam morada fiscal duas empresas com ‘serviços relacionados com a imigração’.»
Por sua vez, o dirigente bloquista Adriano Campos explicava na rede social X: «O 268 da Rua da Palma é um beco onde se encontram vários edifícios: a sede do Bloco, associações, lojas, até prédios residenciais. As mentiras de Sofia A Ferreira e Marco Galinha desmentem-se em 30 segundos. Tirando isso, fica só a propaganda da extrema-direita e dos seus amigos.»

O Diário do Distrito contactou com o Bloco de Esquerda, via email, a solicitar um esclarecimento e foi para esta publicação de Adriano Campos que a assessoria de imprensa do Partido remeteu.
No mesmo email, a assessoria respondeu ainda que: «O Bloco de Esquerda sabe que está a circular, nas redes sociais, uma campanha sobre o edifício da sede do Bloco. Alega-se que o edifício seria sede fiscal das empresas Hello Dreams e Vision For Tomorrow, ambas, alegadamente, a operar em serviços relacionados com a imigração do Paquistão.
O 268 da Rua da Palma é um beco em que estão concentrados vários edifícios, como sabe qualquer jornalista que tenha estado na sede do Bloco. O Bloco de Esquerda, já publicou um desmentido na rede social X».
Numa pesquisa online pelas designações das empresas apontadas por Sofia Afonso Ferreira, pode verificar-se que são pelo menos duas as empresas que partilham o número 268.

No entanto, em nenhuma destas surge a indicação ‘BC’ (Beco) conforme o Manual de Endereçamento dos CTT para estas moradas, e também nenhuma dessas empresas tem número de polícia atribuído, conforme especifica o Nº 2 do artigo 71º do Regulamento Municipal de Urbanização e Edificação de Lisboa.
O Diário do Distrito contactou a Câmara Municipal de Lisboa, tendo obtido hoje a resposta de que «nos registos de toponímia e numeração predial, consta o topónimo Rua da Palma, bem como um prédio aí situado com os n.ºs 268 e 270.
O referido n.º 268 dá acesso a um pátio, onde se localiza um conjunto de habitações cuja numeração de porta não é oficial. No caso em apreço, não se trata de um beco, mas sim de um pátio.»
O munícipio explica também que «à Câmara Municipal apenas compete atribuir nomenclatura aos arruamentos de domínio público e numeração de polícia às portas confinantes com a via pública, pelo que a designação de arruamentos particulares (pátios e vilas) e a numeração dos prédios aí situados é de iniciativa particular, sendo por isso da competência dos seus proprietários.»
A autarquia afirmou também que «não foi recebido pelo Câmara Municipal nenhum pedido de atribuição de numeração de polícia para os prédios do pátio cujo acesso se faz pelo portão do prédio sito na Rua da Palma n.º 268».

Se tiver sugestões ou notícias para partilhar com o Diário do Distrito, pode enviá-las para o endereço de email geral@diariodistrito.pt
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito