Atualidade

Bispos reunidos em Fátima para tratar de casos de abusos sexuais na Igreja Católica

O tema dos abusos sexuais de menores na Igreja Católica será um dos assuntos em cima da mesa na Assembleia Plenária da Conferência Episcopal Portuguesa, que começa na segunda-feira em Fátima, poucos dias depois de terminado o período de recolha de dados pela Comissão Independente para o Estudo dos Abusos Sexuais contra as Crianças na Igreja Católica Portuguesa para o relatório que apresentará no dia 31 de Janeiro de 2023.

Os casos denunciados depois de 31 de Outubro já não farão parte da estatística no relatório, mas serão ainda assim analisados pela comissão e, eventualmente, comunicados ao Ministério Público (MP).

A referida comissão, liderada pelo pedopsiquiatra Pedro Strecht, revelou, em 11 de Outubro, ter já recebido 424 testemunhos, assumindo que a maior parte dos crimes reportados já prescreveu. Pedro Strecht revelou ainda que a comissão já reportou 17 denúncias ao MP, e que existiam “mais 30 situações em estudo para idêntico procedimento”.

Esta comissão foi criada por iniciativa da CEP no final de 2021, tendo iniciado o trabalho no início de Janeiro deste ano.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito