Alcácer do SalGrândolaSantiago do CacémSines

Bibliotecas do Alentejo Litoral vai disponibilizar livros digitais gratuitos

Protocolo garante acesso gratuito à BiblioLED

O presidente da Comunidade Intermunicipal do Alentejo Litoral (CIMAL), Vítor Proença, assinou um protocolo com a Direção Geral do Livro, dos Arquivos e Bibliotecas (DGLAB), que permite o acesso gratuito dos leitores inscritos nas cinco bibliotecas públicas da sub-região à BiblioLED – Biblioteca Pública.

O protocolo vai possibilitar aos leitores inscritos nas bibliotecas municipais de Alcácer do Sal, Grândola, Odemira, Santiago do Cacém e Sines o acesso, através da internet, desde esta segunda-feira, 27 de janeiro, ao catálogo de títulos da BiblioLED, constituído por uma coleção nacional disponibilizada a todas as bibliotecas da Rede Nacional de Bibliotecas Publicas e por 25 coleções regionais apenas acessíveis em cada Rede Intermunicipal.

Para tal, basta aos leitores que estejam inscritos numa das bibliotecas, disponham de um endereço de correio eletrónico, acesso à internet e equipamento eletrónico de leitura, que pode ser um computador, um tablet, um telemóvel ou um leitor de livros digitais (e-reader).

Além de livros digitais, os inscritos na plataforma têm também acesso a gravações de livros lidos em voz alta, os designados audiolivros.

Cada leitor inscrito nas redes de bibliotecas tem acesso a dois livros digitais e a um audiolivro em simultâneo, dispondo de um prazo de 21 dias para os ler/ouvir. Se o fizer antes, recomenda-se que os devolva para que fiquem disponíveis para outros leitores. Se não o fizer dentro do prazo das três semanas, a devolução será automática.

As obras estão disponíveis 24 horas por dia, sete dias por semana através do site.

A BiblioLED é uma biblioteca pública que presta um serviço de empréstimo gratuito de livros digitais e audiolivros disponibilizado através das bibliotecas municipais que integram a Rede Nacional de Bibliotecas Públicas (RNBP). Ao todo, estão disponíveis cerca de 1500 livros.

A ‘captação de novos públicos’ é um dos objetivos do projeto, financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), através da Medida C04-i01-m03 – Internacionalização, modernização e transição digital do livro e dos autores.

Fonte: CIMAL


Se tiver sugestões ou notícias para partilhar com o Diário do Distrito, pode enviá-las para o endereço de email geral@diariodistrito.pt


Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito