Desporto

Benfica, Sporting de Braga e FC Porto conhecem hoje adversários na Liga dos Campeões

Após a formação minhota ter conseguido o apuramento para a Fase de Grupos da prova, ao vencer o Panathinaikos (2-1 e 0-1), os 3 clubes portugueses em prova conhecem esta tarde, às 17h00, os 3 adversários dos seus grupos.

Como já é habitual, os vários clubes da prova rainha de clubes a nível europeu estão divididos por ‘potes’. Existem 4 ‘potes’ que refletem o ‘ranking’ das equipas a nível de coeficiente da UEFA ou foram-se campeões na última temporada (seja dos seus campeonatos nacionais, ou das competições europeias, nomeadamente, a Liga Europa e Liga dos Campeões).

Neste caso, o Benfica integra o ‘Pote 1’ (Pote dos Campeões), já que foi campeão nacional na última temporada. Os outros integrantes do mesmo ‘pote’ são: Manchester City (campeão inglês e europeu), Sevilha (vencedor da Liga Europa), FC Barcelona (campeão espanhol), Nápoles (campeão italiano), Bayern Munique (campeão alemão), Paris Saint-Germain (campeão francês), Feyenoord (campeão neerlandês).

O ‘Pote 2’ integra equipas que, apesar de estarem muito bem cotadas nos coeficientes da UEFA, não foram campeãs nacionais. Muitas delas são até comparáveis, a nível de qualidade, às do ‘Pote 1’. Um dos exemplos é o Real Madrid, e até mesmo o Inter de Milão (finalista vencido da Liga dos Campeões na última edição), equipas que vão integrar, mais o FC Porto, o 2.º pote do sorteio. Ainda vão estar Manchester United (Ing), Borussia Dortmund (Ale), Atlético de Madrid (Esp), RB Leipzig (Ale) e Arsenal (Ing).

Em seguida vem o ‘Pote 3’, e com ele vem o último participante português a conhecer o seu adversário. Com a vitória na Grécia, o Sporting de Braga juntou-se ao Shakhtar Donetsk (Ucr), Salzburgo (Áus), AC Milan (Itá), Lazio (Itá) e Estrela Vermelha (Sér), ficando por definir as outras 2 vagas, que estão dependentes dos restantes 2 jogos do play-off, marcados para esta quarta-feira: Royal Antwerp-AEK, Raków-Copenhaga e Rangers-PSV.

Finalmente, o único ‘pote’ sem formações portuguesas (‘Pote 4’) vai ter, além dos minhotos, Real Sociedad (Esp), Galatasaray (Tur), Lens (Fra), Union Berlim (Ale), Celtic (Esc) e Newcastle (Ing).

Desengane-se quem achar que as equipas do Pote 3 e 4 são mais acessíveis que os 2 primeiros. As edições da Champions estão cada vez mais equilibradas, com, praticamente, todos os grupos, a terem grandes equipas e grande espetáculo para os adeptos do desporto-rei.

Pela última vez na história do torneio, os terceiros colocados da Fase de Grupos serão transferidos para a Liga Europa. A partir da temporada 2024 – 25, essa dinâmica será abolida. Os 2 primeiros apuram-se, como já é habitual, para os Oitavos-de-Final, sendo que os líderes dos grupos vão enfrentar um segundo classificado de outro grupo e, em norma, têm maior probabilidade de passar à próxima fase. A partir dos Quartos-de-Final, o sorteio é totalmente arbitrário.

O sorteio da fase de grupos da Liga dos Campeões desta temporada está agendado para esta quinta-feira, a partir das 17h00, e vai realizar-se, como já é habitual, no Principado do Mónaco.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito