Desporto

Benfica goleia Vitória SC com nota artística

acabou por confirmar a vitória e somar os três pontos no primeiro desaire dos vitorianos nesta edição da Primeira Liga. 

Os encarnados impuseram-se por 4-0, num encontro onde os vimaranenses estiveram a jogar com menos um jogador desde os 19 minutos.

Numa partida a contar para a 4.ª jornada da Primeira Liga, o Benfica conseguiu a primeira goleada da temporada. Com casa cheia na Luz, defrontava-se o líder da Liga, o V. Guimarães, que ainda só sofrera 1 golo em 3 jornadas e somava 9 pontos, e o 5.º classificado Benfica com 6 pontos.

Do lado da equipa encarnada, Roger Schmidt promoveu a titularidade de João Neves e Musa e voltou a manter Samuel Soares na baliza. O Benfica vencera as últimas 13 das 14 partidas frente aos vimaranenses, e os encarnados voltaram a somar mais um triunfo a esse registo.

O encontro teve, claramente, um momento que determinou o rumo claro nos acontecimentos: A expulsão de João Mendes, do Vitória SC, isto depois de uma entrada imprudente sobre Otamendi. Os vitorianos ficaram a jogar com menos 1 unidade desde os 19 minutos.

O encontro até arrancou equilibrado, com o Benfica a ter mais bola, como seria natural, mas com o Vitória a querer mostrar-se afoito na frente, procurando a referência Jota. O primeiro remate foi mesmo da autoria do avançado do Vitória, e ao minuto 14′. Jota fez mesmo estremecer o poste da baliza à guarda de Samuel Soares.

Di María também teve à disposição um lance de golo, mas mostrou-se pouco convicto e rematou fácil à figura de Bruno Varela, após se isolar perante o antigo guardião do Benfica.

Face à pouca eficácia dos visitantes, o Benfica chegou mesmo ao golo. Lance de Di María na direita, o argentino tentou o cruzamento de trivela para a área, mas Jorge Fernandes foi infeliz e desviou para a própria baliza. Uma finalização que parecia a avançado, mas na própria baliza.

A perder, a situação complicou-se ainda mais face à expulsão de João Mendes. A partir daí o jogo praticamente teve um só sentido, e os encarnados tinham caminho livre para construir uma vantagem confortável. Com João Mário a ameaçar, proporcionando uma defesa a Bruno Varela, o 2-0 haveria de surgir à passagem do minuto 33′. A jogada iniciou-se com João Mário, a bola chegou a Rafa que serviu de bandeja Di María que só teve que encostar.

Tentava responder o emblema vitoriano, mas com menos uma unidade a tarefa era inglória face à avalanche ofensiva encarnada. O 3-0 surgiu no tempo de compensação da primeira parte: Di María temporizou com a bola nos pés, deixou para Kökçü fazer um golaço com um grande pontapé de fora da área. Estreia a marcar do internacional turco com a camisola do Benfica.

A segunda parte começou como fechou a primeira, com o golo do Benfica. João Mário apareceu na cara de Bruno Varela, o guardião do Vitória defendeu para a frente e Aursnes acabou por fazer o 3-0. A bola ressaltou no relvado, passou por cima de Varela e encaminhou-se para o fundo da baliza.

O Benfica chegava à goleada, mas ainda não queria colocar o pé no travão. Aos 51′, Musa atirou à barra depois de um excelente passe de Aursnes. Os donos da casa iam a somar oportunidades atrás de oportunidades. Primeiro foi João Neves que falhou por centímetros o 5-0. Pouco depois, Bruno Varela teve que se aplicar ao evitar o golo de João Mário. A partir dos 70 minutos, o Benfica baixou a marcha e o Vitória até marcou ao minuto 77′. Nilson da Luz empurrou para o fundo da baliza, mas com o cotovelo e o lance acabou por ser anulado.

Em cima dos descontos ainda foi assinalado um penálti a favor do Benfica, por um desvio no braço de Afonso Freitas, mas estava encostado ao peito e o lance foi anulado. Com 60.403 espetadores nas bancadas, o Benfica acabou por confirmar a vitória e somar os três pontos no primeiro desaire dos vitorianos nesta edição da Primeira Liga.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito