Atualidade

Bebé nasce em avião da Esquadra ‘Os Elefantes’ da Força Aérea

A Força Aérea dá conta que esta segunda-feira, 15 de Abril, às 08h05 dos Açores, 09h05 de Lisboa, um bebé nasceu a bordo de um avião da Força Aérea em pleno Oceano Atlântico.

«O avião C-295M tinha acabado de descolar da ilha de Santa Maria, em direção a S. Miguel, quando uma menina decidiu que era o momento de nascer» refere a nota publicada no site da Força Aérea.

«Pouco tempo antes, a tripulação da Esquadra 502 – ‘Elefantes’, em alerta permanente na Ilha Terceira, nos Açores, tinha sido ativada para realizar o transporte de uma grávida de 35 anos e 35 semanas de gestação, com contrações de dois em dois minutos.

Com referência a horas de Lisboa, o avião C-295M partiu da Ilha Terceira pelas 07h50, percorreu perto de 260 km e aterrou às 08h35 em Santa Maria, onde a futura mãe embarcou acompanhada por uma equipa de saúde civil.

Pouco tempo depois, pelas 08h55, o avião levantou voo rumo a Ponta Delgada, tendo a grávida entrado na fase final do trabalho de parto. Dez minutos depois de descolar, a bebé nasceu a bordo do avião da Força Aérea, em pleno Oceano Atlântico, quando o relógio batia as 09h05.

A aeronave da Força Aérea continuou rumo à Ilha de São Miguel, encurtado uma distância de 100 km, onde aterrou pelas 09h15. Mãe e bebé foram depois encaminhadas para a unidade hospitalar local, encontrando-se bem de saúde.»

Este não é o primeiro parto que ocorre a bordo do avião C-295M da Força Aérea Portuguesa desde que entrou em operação em 2009, tendo no passado já sido ali ocorrido outros três nascimentos, um deles de duas gémeas.

Trata-se também do 35.º nascimento a bordo de aeronaves da Força Aérea, tendo o primeiro ocorrido em 13 de julho de 1993, num avião C-212 Aviocar.

A tripulação da Força Aérea regressou à Ilha Terceira pelas 10h15, cumprindo 1h30 de voo no total da missão.

No primeiro trimestre deste ano, a Força Aérea já realizou 126 transportes médicos, contribuindo para que 183 pessoas recebessem cuidados médicos diferenciados. Desses, 113 doentes foram transportados entre ilhas dos Açores, 48 entre ilhas da Madeira, 16 entre os Açores e o Continente e quatro entre a Madeira e o Continente.

«À bebé, a Força Aérea deseja uma saudável e feliz vida. Aos pais, um enorme Parabéns! É com imensa alegria que a Força Aérea é palco do milagre da vida».

Em 2009 a Esquadra 502 – Os Elefantes passaram a integrar a Base Aérea N.º 6 (BA6), no Montijo, onde em fevereiro desse ano aterraram os dois primeiros C-295M.

A Esquadra 502 na atualidade realiza um vasto leque de missões, nomeadamente Transporte Aéreo Geral, Transporte Aéreo Tático, Apoio Logístico, Vigilância Marítima, Busca e Salvamento, Reconhecimento, Transportes Médicos Aéreos, Lançamentos de Tropas Aerotransportadas, Lançamento de Carga Aérea e Transporte de Altas Entidades.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito