Bebé nasce em ambulância na A10 devido ao encerramento de maternidades
Uma grávida deu à luz numa ambulância na autoestrada A10, em Santarém, após várias maternidades da região terem sido encerradas, forçando os bombeiros a intervirem.
Uma bebé nasceu na manhã de domingo numa ambulância dos Bombeiros Voluntários de Benavente, em plena autoestrada A10, no distrito de Santarém. O nascimento de Catarina aconteceu durante uma emergência, onde a grávida foi socorrida após várias maternidades da região terem sido encerradas, forçando os bombeiros a tomar medidas rápidas e decisivas.
A mãe, que se encontrava a caminho do Hospital de Abrantes, a cerca de 120 quilómetros de distância, viu-se impossibilitada de chegar ao destino devido à iminência do parto.
As maternidades de Vila Franca de Xira e Loures, que seriam opções mais próximas, estavam fechadas, o que complicou ainda mais a situação.
Foi então que, com a ajuda dos bombeiros João Costa e Mário Gil, a pequena Catarina veio ao mundo em segurança, tornando-se um símbolo de esperança em meio a uma crise de saúde pública.
Este incidente revela os desafios enfrentados pelos serviços de saúde na região, especialmente numa altura em que cinco serviços de urgência de Ginecologia e Obstetrícia estavam temporariamente inativos, incluindo unidades em Setúbal e Leiria. Apesar das circunstâncias adversas, o parto ocorreu sem complicações graves, e tanto a mãe quanto a bebé estão em boas condições.
Se tiver sugestões ou notícias para partilhar com o Diário do Distrito, pode enviá-las para o endereço de email geral@diariodistrito.pt
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito