Barreiro | Projecto ‘inovador’ garante segurança e qualidade na rede de abastecimento de água
Projecto é inovador em Portugal
A Câmara Municipal do Barreiro, através do seu serviço responsável pelo abastecimento público de água para consumo humano, iniciou no final do passado mês de junho, um projeto piloto inovador e pioneiro em Portugal, em parceria com a empresa alemã Lutz-Jesco.
Em comunicado enviado às redações, a autarquia indica que «este projeto nasceu da necessidade de ir ao encontro das questões da segurança e qualidade da água distribuída à população, bem como da resiliência do sistema, que são dois dos pilares base na estratégia da Autarquia para a gestão integrada e sustentável da água».
O projeto consiste na produção de hipoclorito de sódio ‘in situ’, para a etapa de desinfeção no tratamento e distribuição de água para consumo humano, obrigatória por lei, de forma a prevenir as contaminações ao longo da rede, nas zonas de abastecimento da Penalva e Coina, envolvendo cerca de 5.000 habitantes, dos cerca de 80.000 habitantes do Concelho.
De acordo com o vereador Carlos Guerreiro, responsável pela área das Águas e Saneamento, citado no comunicado, afirma que «os resultados operacionais têm sido bastante positivos e será nossa intenção, a curto prazo, validar este projeto piloto e estendê-lo a todo o nosso sistema de abastecimento de água para consumo humano, na etapa do tratamento».
O autarca salienta a importância da «implementação desta tecnologia, através deste projeto piloto inovador e pioneiro no nosso país, no tratamento e distribuição de água para consumo humano».
Para limitar a quantidade de subprodutos na água, a nova Diretiva UE da Água para Consumo Humano, Diretiva 2020/2184 de 16 de dezembro, transposta para a legislação nacional pelo Decreto-Lei 69/2023 de 21 agosto, estabeleceu limites claros relativamente aos mesmos subprodutos, o que faz com que esta questão seja fundamental tanto na fase de produção, como nas fases de distribuição e tratamento da água para consumo humano em Portugal.
Se tiver sugestões ou notícias para partilhar com o Diário do Distrito, pode enviá-las para o endereço de email geral@diariodistrito.pt
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito