Barreiro

Barreiro lança sistema de separação de bioreresíduos com semaforização

A Câmara Municipal do Barreiro iniciou este mês o projeto RecolhaBio do Fundo Ambiental, que começou a ser implementado na zona dos Fidalguinhos.

Este abrange 5,8% da população residente no concelho do Barreiro e tem um custo aproximado de 150.000€, financiados integralmente por fundos comunitários.

O município pretende implementar uma recolha seletiva de biorresíduos através de um sistema de recolha de proximidade, com colocação de contentores de acesso condicionado na via pública, que são de uso exclusivo dos aderentes do projeto e abertos mediante utilização de um cartão/ porta-chaves de acesso.

Os contentores estão instalados junto dos pontos de recolha de resíduos existentes, e terão um LED exterior para indicação da taxa de enchimento do mesmo. O LED terá as cores verde, amarelo e vermelho, consoante estiver, vazio, meio-cheio ou cheio, e vai permitir que os moradores que tenham acesso visual ao contentor evitem deslocações ao equipamento quando o mesmo se encontra cheio.

Nas vivendas da Rua da Amizade vão ser distribuídos compostores domésticos para realização de compostagem e nas habitações e estabelecimentos vão ser distribuídos baldes de sete litros para transporte dos resíduos alimentares entre a bancada da cozinha e o contentor.

O projeto prevê a realização de um teste piloto em alguns dos contentores dotados de um sistema de semaforização (10 num conjunto de 19).

Os biorresíduos recolhidos seletivamente são depositados nas instalações da AMARSUL sendo sujeitos a um processo de compostagem, cujo resultado é o composto, que poderá ser aplicado como fertilizante agrícola.

Para aderir ao projeto ligue 211 357 909. As equipas da CMB vão realizar uma campanha de captação de adesões em todas as habitações/estabelecimentos abrangidos pelo projeto para a entrega dos baldes e dos cartões de acesso aos contentores.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito