Barreiro

Barreiro | Câmara Municipal e Assembleia Municipal saúdam Neemias Queta

A Câmara Municipal e a Assembleia Municipal do Barreiro aprovaram uma Saudação a Neemias Queta.

Na reunião pública da autarquia, realizada a 19 de junho, o executivo expressou «uma profunda e calorosa saudação ao basquetebolista Neemias Queta que conquistou o título de campeão da NBA».

A autarquia deixou também uma saudação ao Futebol Clube Barreirense «como clube formador, todos os diretores, treinadores e respetivo staff que tornam possível este feito reconhecido e histórico».

Por sua vez, a Assembleia Municipal, na reunião ordinária de 25 de junho, destacou o jovem atleta «pelo seu percurso desportivo e pelo título de campeão da NBA que acaba de conquistar pelos Boston Celtics».

«Embora tenha passado a sua infância no Vale da Amoreira, no concelho da Moita, foi no Futebol Clube Barreirense que fez a sua formação basquetebolística, juntando-se a um leque muito numeroso de grandes talentos desportivos que, formados neste histórico clube do Barreiro, elevaram bem alto o nome da nossa terra» refere o documento aprovado.

Neemias Queta iniciou a sua formação no basquetebol no Futebol Clube Barreirense no ano de 2011, clube onde fez o percurso formativo até 2017.

Nascido a 13 de julho de 1999 no Barreiro, foi o primeiro jogador português na NBA, e sagrou-se campeão pela sua atual equipa, os Boston Celtics, para o qual foi contratado em 2023, também o primeiro português a obter esse título.

Entre 2011 e 2017, Neemias representou o Futebol Clube Barreirense, seguindo-se uma breve passagem pelo Benfica, em 2018. Depois, haveria de se mudar para os Estados Unidos da América e, entre 2018 e 2021, representaria os Utah State Aggies, onde acaba por conquistar o prémio de Melhor Jogador Defensivo da Mountain West Conference.

Em 2021 foi selecionado no Draft da NBA pelos Sacramento Kings, equipa que representa durante duas temporadas.

Como reconhecimento pelo seu notável trajeto desportivo, em 2022, tinha já sido nomeado Personalidade do Ano pela Federação Portuguesa de Basquetebol.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *