AgendaSeixal

Baía do Seixal recebe XI Encontro de Embarcações Tradicionais do Tejo

A Baía do Seixal vai receber mais de trinta embarcações tradicionais do Tejo, entre catraios, canoas, botes de fragata, faluas, muletas e varinos, durante este fim de semana.

Trata-se do XI Encontro de Embarcações Tradicionais do Tejo, no sábado, dia 22 de junho, e do Desfile Náutico, no domingo, dia 23 de junho.

«O Seixal participa com o varino «Amoroso» e o bote de fragata «Baía do Seixal», o que valoriza a história e revive memórias coletivas, promovendo passeios e outros eventos, permitindo aos visitantes uma vista única sobre o Seixal, mas também sobre Lisboa», salienta o presidente da Câmara Municipal do Seixal, Paulo Silva.

No dia 22 de junho, a partir das 16h00, o XI Encontro de Embarcações Tradicionais do Tejo, promovido pela Associação Náutica do Seixal, com o apoio da Câmara Municipal do Seixal, contará com uma Regata de Embarcações Típicas do Rio Tejo.

A iniciativa terá a participação de mais de uma dezena de embarcações, estando representadas todas as categorias de embarcações típicas do Tejo: catraios, canoas, botes de fragata, faluas, muletas e varinos.

Entre estas, destaca-se uma das embarcações mais antigas a navegar no rio Tejo: o bote de fragata «Baía do Seixal», propriedade do Município e datado de 1895.

Prevê-se a participação de embarcações provenientes dos concelhos de Oeiras, Lisboa, Barreiro, Seixal e Moita.

O programa da iniciativa inclui, às 19h00, a cerimónia de entrega dos prémios da regata, nas instalações da Associação Náutica do Seixal.

No domingo, 23 de junho, a partir das 16h00, decorre o Desfile Náutico Baía do Seixal, organizado pelo município, com o apoio da Associação Náutica do Seixal.

Este evento junta as embarcações utilizadoras da Estação Náutica Baía do Seixal e outras embarcações convidadas. Além de catraios, canoas, botes de fragata, faluas, muletas e varinos, poderemos também observar veleiros e embarcações da comunidade piscatória do Seixal.

O desfile segue para o Barreiro para apoio à 15.ª etapa do X Cruzeiro Religioso do Tejo, promovido pela Confraria Ibérica do Tejo, com subida da imagem da Santa a bordo do bote de fragata «Baía do Seixal».

As embarcações regressam ao Seixal com a imagem da Santa às 18h00 e, às 18h30, a 15.ª etapa do X Cruzeiro Religioso do Tejo segue para Lisboa.

A 1.ª etapa teve início em Rosmaninhal, concelho de Idanha-a-Nova, e termina na 17.ª etapa em Oeiras, no dia 30 de junho.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito