Aviação portuguesa: Promoção póstuma de Sacadura Cabral a Contra-Almirante
Esta sexta-feira, na Escola Naval, localizada na Base Naval de Lisboa, em Alfeite, Almada, foi realizada a cerimónia de promoção póstuma do Comandante Sacadura Cabral ao posto de Contra-almirante.
A promoção do Comandante Sacadura Cabral, realizada no dia 8 novembro, foi proposta pelo Almirante Chefe do Estado-Maior da Armada, Henrique Gouveia e Melo, em 5 de janeiro de 2023 e formalmente assinada pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, em 28 de junho de 2024, como homenagem às qualidades exemplares que o oficial da Marinha demonstrou ao longo da sua carreira.
Na cerimónia estiveram presentes familiares do Contra-almirante Sacadura Cabral, que foi também presidida pelo Ministro da Defesa Nacional, Nuno Melo, o Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas, General José Nunes da Fonseca, e do próprio Almirante Henrique Gouveia e Melo, entre outras figuras ilustres.
A ocasião destacou-se principalmente pela presença da sobrinha do ex-oficial da Marinha, Helena Sacadura Cabral, economista e escritora, e de Paulo Portas, sobrinho-neto do homenageado. Os dois familiares receberam das mãos do Ministro da Defesa Nacional, as passadeiras de Contra-almirante e o boné de oficial-general em nome do seu familiar falecido.
Durante o seu discurso na Escola Naval da Base de Lisboa, o Ministro Nuno Melo exaltou a “mente inquieta com a inovação e a experimentação” de Sacadura Cabral, referindo-o como um dos maiores rostos “da aviação em Portugal.” Melo elogiou ainda a “audácia” do oficial, que percorre a história da Marinha Portuguesa. Esta união “entre o passado e o futuro” é algo que, segundo o Ministro, caracteriza e continuará a caracterizar o espírito do povo português. “Este é, por isso, o reconhecimento de todo o povo português,” concluiu, acrescentando: “Em nome do governo português, muito obrigado.”, terminou o discurso.
Um século de heroísmo: história de Sacadura Cabral
A cerimónia relembrou o ano de 1972, quando se celebraram 50 anos da primeira travessia aérea do Atlântico Sul, realizada pelo então Capitão de Fragata Artur Sacadura Cabral, ao lado do Comandante Gago Coutinho, que atuou como navegador.
Em 1922, ao lado do navegador e geógrafo Gago Coutinho, Sacadura Cabral tornou-se no primeiro aviador a realizar a travessia aérea do Atlântico Sul, entre Lisboa e o Rio de Janeiro. A viagem histórica marcou um feito notável na aviação portuguesa e mundial.
Após cumprirem-se mais de 100 anos deste marco, recorda-se também o trágico desaparecimento do oficial, numa tempestade em março de 1924, enquanto pilotava um avião Fokker no Mar Norte, Holanda, em missão de circum-navegação, aos 43 anos.
Sacadura Cabral já havia sido condecorado em 13 de janeiro de 2023, com a Grã-Cruz da Ordem de Camões, em reconhecimento pelos seus serviços relevantes à língua e cultura portuguesas.
A patente de Contra-Almirante é um posto alto na hierarquia da Marinha, que enobrece a prestigiada e notável carreira do ex-Comandante da Base Naval de Lisboa.
Se tiver sugestões ou notícias para partilhar com o Diário do Distrito, pode enviá-las para o endereço de email geral@diariodistrito.pt
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito