AgendaSeixal

Autarquia do Seixal inaugura 2.ª Fase do Parque Agrícola da Quinta da Princesa

A Câmara Municipal do Seixal vai inaugurar a segunda fase do Parque Agrícola da Quinta da Princesa, Amora, no próximo domingo, 16 de março, pelas 10h00, numa cerimónia promovida pelo município, que irá decorrer junto à sede do Grupo Desportivo Cultural e Recreativo da Quinta da Princesa.

O projecto é a continuação de uma aposta do executivo municipal visando a valorização do território e o incentivo da chamada «agricultura comunitária».

O Parque Agrícola da Quinta da Princesa – segunda fase, terá uma área total de 10 hectares, onde ficarão instalados 119 talhões com cerca de 125 metros quadrados cada, distribuídos por 15 núcleos em áreas vedadas (89 nesta segunda fase, a juntar aos 30 já existentes desde final de outubro de 2023).

Haverá, ainda, áreas de agricultura comunitária para cultivo de culturas mais extensivas e/ou tradicionais (fora dos núcleos).

No total, ficarão abrangidos 119 hortelões e respetivas famílias, mediante um investimento municipal global de 512 453,41 euros (abrangendo as duas fases).

O Parque Agrícola da Quinta da Princesa incluirá ainda: núcleos com contentores para arrumos de alfaias e outros itens essenciais à prática agrícola, acesso a água de furo para regas, áreas de socialização, anfiteatro naturalizado, fumeiro comunitário e um mercado ao ar livre para venda de produtos ali cultivados/produzidos.

A primeira fase de implementação do Parque Agrícola da Quinta da Princesa entrou em funcionamento no final de outubro de 2023, altura em que o espaço foi limpo e reorganizado, tendo sido, igualmente, providenciado o seu abastecimento com águas limpas para se efetuar as regas.

Segue-se agora a segunda fase, que está englobada num plano municipal de criação e ampliação da Rede de Hortas Urbanas do Concelho do Seixal.

Este plano conta com mais quatro espaços agrícolas em pleno funcionamento: Monte Sião (Amora), Soutelo (Amora), Quinta da Trindade (Seixal) e Alto do Moinho (Corroios), que implicaram um investimento total global de, aproximadamente, 274 mil euros, ao longo de 6 anos, e que somam cerca de 24 mil metros quadrados de área, representando 15 142 metros quadrados de área de cultivo.

Fonte: Gabinete de Protocolo e Relações Públicas da Câmara Municipal do Seixal


Se tiver sugestões ou notícias para partilhar com o Diário do Distrito, pode enviá-las para o endereço de email geral@diariodistrito.pt


Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito