AtualidadeCrimeMundo

Ativistas ambientais mancham quadro de Van Gogh com sopa de tomate

Duas ativistas associadas ao movimento “Just Stop Oil” mancharam, em forma de protesto, o quadro “Girassóis” do famoso pintor pós-impressionista Holandês, Van Gogh na National Gallery, em Londres. Depois de cobrirem o quadro com sopa, as ativistas colocaram as suas mãos sobre o mesmo.

O quadro do pintor Holandês, pintado em 1888 tem o valor aproximado de 84 milhões de euros.

Posteriormente, a polícia britânica deteve as duas pessoas por suspeita de danos criminais e transgressão agravada.

O movimento “Just Stop Oil” pretende que se deixe de fazer novos projetos que envolvem o petróleo e o gás, não tendo sido a primeira vez que o grupo vandalizou obras de arte como forma de protesto.

“O que é que vale mais, a arte ou a vida? Vale mais do que a comida, mais do que a justiça? Estamos mais preocupados com a proteção de um quadro ou com a proteção do nosso planeta e das pessoas? A crise do custo de vida faz parte da crise do petróleo. O combustível é inacessível a milhões de famílias com frio e com fome – que nem sequer se podem dar ao luxo de aquecer uma lata de sopa.” – Afirma o grupo

As manifestações têm ganho mais volume desde que o Governo Britânico cogita licenciar a exploração de petróleo e gás no Mar do Norte, comprometendo a posição do país relativamente às alterações climáticas.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito